Rompendo silêncios: abordagens pedagógicas sobre a questão negra no Brasil no Museu da República
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História da África
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse trabalho se propõe a problematizar as ausências representativas da figura do negro, mediante análise iconográfica de algumas obras pertencentes ao acervo do Museu da República, no intuito de questionar historicamente a importância social e cultural dessas figuras que foram excluídas e/ou silenciadas na construção da nação e da identidade brasileiras. Para além desses questionamentos, essa pesquisa tem o intuito de fomentar intervenções pedagógicas a serem trabalhadas como ferramentas auxiliares, durante a visita ao espaço de saber, bem como, em sala de aula, juntamente com o material de estudo que o Museu da República pode oferecer, no que tange o estudo da questão racial no Brasil Republicano.
Abstract
This paper proposes to problematize the representative absences of the black figure, through iconographic analysis of some works belonging to the collection of the Museum of the Republic, in order to question historically the social and cultural importance of these figures that were excluded and / or silenced in the construction of the nation and identity. In addition to these questions, this research aims to promote pedagogical interventions so that they can be worked as auxiliary tools during the visit of the knowledge space, as well as in the classroom, along with the study material that the Museum of the Republic can offer, in what concerns the study of racial question in Republican Brazil.
Descrição
Palavras-chave
Museu da República (Brasil), Negros - Brasil, Identidade racial, História da África - Estudo e ensino
Citação
ROCHA, Vanessa Gomes. Rompendo Silêncios: abordagens pedagógicas sobre a questão negra no Brasil no Museu da República. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História da África) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




