Rompendo silêncios: abordagens pedagógicas sobre a questão negra no Brasil no Museu da República

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História da África

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esse trabalho se propõe a problematizar as ausências representativas da figura do negro, mediante análise iconográfica de algumas obras pertencentes ao acervo do Museu da República, no intuito de questionar historicamente a importância social e cultural dessas figuras que foram excluídas e/ou silenciadas na construção da nação e da identidade brasileiras. Para além desses questionamentos, essa pesquisa tem o intuito de fomentar intervenções pedagógicas a serem trabalhadas como ferramentas auxiliares, durante a visita ao espaço de saber, bem como, em sala de aula, juntamente com o material de estudo que o Museu da República pode oferecer, no que tange o estudo da questão racial no Brasil Republicano.

Abstract

This paper proposes to problematize the representative absences of the black figure, through iconographic analysis of some works belonging to the collection of the Museum of the Republic, in order to question historically the social and cultural importance of these figures that were excluded and / or silenced in the construction of the nation and identity. In addition to these questions, this research aims to promote pedagogical interventions so that they can be worked as auxiliary tools during the visit of the knowledge space, as well as in the classroom, along with the study material that the Museum of the Republic can offer, in what concerns the study of racial question in Republican Brazil.

Descrição

Palavras-chave

Museu da República (Brasil), Negros - Brasil, Identidade racial, História da África - Estudo e ensino

Citação

ROCHA, Vanessa Gomes. Rompendo Silêncios: abordagens pedagógicas sobre a questão negra no Brasil no Museu da República. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História da África) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0