Brincar e aprender: relações entre psicomotricidade e aprendizagem na educação infantil: um trabalho de formação docente.

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O presente trabalho visa apontar, através de um estudo de caso, as possíveis relações entre a Educação Infantil e a Educação Psicomotora, utilizando práticas de ensino lúdico. O estudo de caso foi realizado numa escola da rede privada da cidade do Rio de Janeiro, onde fizemos um trabalho de formação docente com as professoras da Educação Infantil. Assim, este trabalho teve como meta principal fazer com que as professoras repensassem os objetivos do ensino préescolar, apontando na direção de uma preocupação com o desenvolvimento psicomotor. Num primeiro momento, realizamos uma capacitação teórica, em horário de atividades extra-classe, oferecidas pela escola, em busca da aquisição de conhecimentos sobre as estruturas psicomotoras, nos dizeres de Fonseca (2014); sobre o papel do corpo na aprendizagem com base no livro A simbologia do movimento de Lapierre e Aucouturier (2012); sobre a integração entre os processos motores, cognitivos e emocionais de acordo com Wallon (2013); e sobre a importância das estruturas sensório-motoras na construção da inteligência conforme Piaget (1970, 1994, 1999, 2013). Em seguida realizamos a coleta de dados por meio de dois instrumentos: questionário e quadro de atividades, para que pudéssemos captar o nível de conhecimento e práticas sobre a psicomotricidade pelas professoras. Por fim, realizamos uma capacitação prática a fim de propiciar a conjunção entre os conhecimentos adquiridos na capacitação e sua aplicabilidade. A mudança de paradigmas observada na comparação entre as práticas anteriores e posteriores ao estudo nos conduz a um projeto de continuidade e expansão do estudo com intenção de procurar outras escolas particulares onde possamos implementar outros programas de formação docente.

Abstract

This study aims to highlight, through a case study, the possible connections between Early Childhood Education and Psychomotor Education, using playful teaching practices. The case study was conducted at a private school in the city of Rio de Janeiro, where teacher training was carried out with Early Childhood Education teachers. The main goal of the study was to encourage teachers to rethink the objectives of preschool education, emphasizing concern with psychomotor development. Initially, a theoretical training session was held during extracurricular hours provided by the school, focusing on acquiring knowledge about psychomotor structures as described by Fonseca (2014); the role of the body in learning based on The Symbolism of Movement by Lapierre and Aucouturier (2012); the integration of motor, cognitive, and emotional processes according to Wallon (2013); and the importance of sensorimotor structures in the development of intelligence, based on Piaget (1970, 1994, 1999, 2013). Data collection was then conducted using two instruments: a questionnaire and an activity chart, aiming to assess the teachers’ knowledge and practices regarding psychomotricity. Finally, practical training was carried out to link the acquired theoretical knowledge with its application in the classroom. The observed shift in paradigms, comparing teaching practices before and after the training, supports the development of a continuing and expanding project to implement similar training programs in other private schools.

Descrição

Palavras-chave

Educação psicomotora - Estudo e ensino, Educação infantil, Formação docente, Corpo e mente - Crianças, Formação docente

Citação

SANTOS, Lenice Ribeiro dos. Brincar e aprender: relações entre psicomotricidade e aprendizagem na Educação Infantil: um trabalho de formação docente 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, PróReitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

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