Comunicação nas aulas de matemática dos anos iniciais: uma proposta de pratica humanista do desenvolvimento curricular

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Especialização em Educação Matemática

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Rio de Janeiro

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Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar propostas metodológicas humanizadas que valorizem a participação dos alunos através da comunicação no processo de ensino e aprendizagem de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem qualitativa é utilizada como metodologia de pesquisa, sob forma bibliográfica, dividindo a pesquisa em três momentos: identificou-se as orientações curriculares para o ensino da Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental localizadas nos documentos oficiais; reconheceu-se novas práticas de ensino da Matemática com enfoque e valorização de todas as personagens envolvidas no processo de aprendizagem; desenvolveu-se atividades desafiantes com objetivo de desenvolver habilidades específicas de Matemática numa dinâmica investigativa. Os documentos oficiais analisados foram BNCC e Currículo de Matemática da SME/RJ. As novas práticas de ensino da Matemática investigadas se referem a trabalhos de educadores matemáticos preocupados com as perspectivas dos alunos e sua influência para o processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. Quanto às atividades desenvolvidas, se propõem a convidarem os alunos a participarem de ambientes de aprendizagem caracterizados pela investigação e curiosidade, vivenciando de forma humanizada as habilidades matemáticas contidas nos documentos oficiais. Conclui-se que práticas que consideram as perspectivas dos alunos, levando em consideração seus conhecimentos prévios, emoções e vivências, são determinantes para um aprendizado mais eficaz da Matemática.

Abstract

This research aims to present humanized methodological proposals that value student participation through communication in the process of teaching and learning mathematics in the early years of elementary school. The qualitative approach is used as a research methodology, in bibliographic form, dividing the research into three moments: the curricular guidelines for the teaching of Mathematics in the 5th year of Elementary Education were identified in the official documents; new mathematics teaching practices were recognized, focusing on and valuing all the characters involved in the learning process; challenging activities were developed in order to develop specific mathematical skills in an investigative dynamic. The official documents analyzed were BNCC and SME / RJ Mathematics Curriculum. The new mathematics teaching practices investigated refer to the work of mathematical educators concerned with the students' perspectives and their influence on the teaching and learning process of this curricular component. As for the activities developed, they propose to invite students to participate in learning environments characterized by investigation and curiosity, experiencing in a humanized way the mathematical skills contained in the official documents. It is concluded that practices that consider students' perspectives, taking into account their previous knowledge, emotions and experiences, are determinant for a more effective learning of Mathematics.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Matemática - Processo de ensino-aprendizagem, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Comunicação na educação, Diálogos, Base Nacional Comum Curricular

Citação

CAROLINO, Bruno Melgaço. Comunicação nas aulas de matemática dos anos iniciais: uma proposta de prática humanista do desenvolvimento curricular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2020.

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