Desenvolvimento de algumas práticas curriculares e a metodologia de projetos: uma proposta para professores que ensinam matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa busca apresentar a relevância da metodologia de projetos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática como uma metodologia ativa. Por meio de uma revisão da literatura, a pesquisa aponta esta metodologia como um possível recurso que possibilita explorar as potencialidades diversas de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I, além de estimulá-lo na direção de buscar soluções a questionamentos de origem Matemática, apresentados de diversas maneiras. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e procura despertar em professores que ensinam Matemática e nos seus alunos, interesses que possibilitem atingirsignificados diversos que trazem as atividades Matemáticas em sala de aula, na residência, no lazer e em outros espaços sociais. A partir do momento que o projeto Matemática Divertida é apresentado ao leitor como um exemplo de aplicação da metodologia de projetos e surgem questionamentos intrínsecos que representam quatro pilares da educação básica, a saber: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a ser. Estes são rediscutidos e reavaliados, gerando assim por parte do autor, sugestões de novas abordagens para atividades do tema central a fim de que estejam condizentes com o referencial teórico estudado, deixando as atividades de serem muitas vezes brincadeiras para efetivamente produzirem conhecimento.

Abstract

This research seeks to present the relevance of the project methodology in the process of teaching and learning mathematics as an active methodology. Through a literature review, the research points to this methodology as a possible resource that allows exploring the diverse learning potential of elementary school i students, in addition to stimulating it in the direction of seeking solutions to questions of mathematical origin, presented in several ways. The research is qualitative, bibliographic and seeks to awaken in teachers who teach Mathematics and their students, interests that allow to achieve different meanings that bring mathematical activities in the classroom, in residence, leisure and other social spaces. From the moment the Fun Mathematics project is presented to the reader as an example of applying the project methodology and intrinsic questions arise that represent four pillars of basic education, that is: learning to know, learning to do, learning to live together and learning to be. These are rediscussed and reevaluated, thus generating suggestions for new approaches to central theme activities by the author, so that they are consistent with the theoretical framework studied, leaving the activities to be often games to effectively produce knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Matemática - Processo de ensino-aprendizagem, Ensino - Metodologia, Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem ativa

Citação

Santos, Eufrazio Donato. Desenvolvimento de algumas práticas curriculares e a metodologia de projetos: uma proposta para professores que ensinam matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0