Análise dos livros didáticos do 6º ano na perspectiva da educação matemática crítica: um olhar pela estatística
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Educação Matemática
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Rio de Janeiro
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar se a abordagem da estatística nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020 é voltada para construção da cidadania e conhecimento reflexivo sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. A escolha do tema é impulsionada por uma inquietação pessoal no que diz respeito à forma como os conteúdos de matemática são abordados nestes recursos didáticos. Para isto, a metodologia, do tipo qualitativa, foi dividida em duas partes: i) análise documental dos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental considerando oito coleções dentre as onze aprovadas no PNLD 2020, considerando a disponibilidade de acesso aos mesmos; e ii) propostas de formas alternativas de se abordar atividades dos livros analisados que dialogassem com o referencial teórico da pesquisa, finalizando com a produção de um roteiro que possibilita que professores esquematizem projetos de estatística. Para tanto, classificamos as atividades das obras, dentro da estatística, por categorias e tipos considerando os milieus de aprendizagem propostos por Skovsmose (2014) e analisamos o conteúdo catalogado baseado no proposto por Bardin (2011). Os resultados nos mostraram que as duas maiores porcentagens de atividades analisadas dentro dos tipos do milieus de aprendizagem são aquelas inseridas no paradigma do exercício, seja com situações fictícias ou reais, trazendo à tona uma problemática acerca de como os livros didáticos buscaram mudar sua abordagem, mas ainda se mantêm, em sua maioria, com aspectos tradicionais.
Abstract
This paper aims to investigate whether the approach to statistics in textbooks approved in the National Program for Books and Didactic Material 2020 is aimed at building citizenship and reflective knowledge from the perspective of Critical Mathematical Education. The choice of the theme is driven by a personal concern regarding the way in which the mathematical content is approached in these teaching resources. For this, the qualitative methodology was divided into two parts: i) documentary analysis of the 6th grade elementary school textbooks considering eight collections among the eleven approved in PNLD 2020, considering the availability of access to them; and ii) proposals for alternative ways of approaching the activities of the analyzed books that dialogue with the theoretical framework of the research, ending with the production of a script that allows teachers to outline statistical projects. Therefore, we classify the works' activities, within statistics, by categories and types considering the learning milieus proposed by Skovsmose (2014) and we analyze the cataloged content based on the one proposed by Bardin (2011). The results showed us that the two highest percentages of activities analyzed within the types of learning milieus are those inserted in the exercise paradigm, whether with fictitious or real situations, bringing up a problem about how the textbooks sought to change their approach, but they still mostly remain with traditional aspects.
Descrição
Palavras-chave
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Estatística descritiva, Matemática crítica, Livro didático
Citação
GINGLASS, Marília Rodrigues. Análise dos livros didáticos do 6º ano na perspectiva da Educação Matemática Crítica: um olhar pela estatística. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2020.
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