Desenvolvimento do pensamento algébrico: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

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Rio de Janeiro

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Resumo

A possibilidade do trabalho com Álgebra nos anos iniciais de escolaridade é uma discussão bem atual, e que muito tem chamado a atenção de educadores e pesquisadores, surgindo um novo desafio no contexto educacional. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar em que medida o ensino de Matemática pode favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pressupostos teóricos que embasaram as discussões presentes nesse estudo referem-se às concepções de Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Lins e Gimenez (1997), Blanton e Kaput (2005), Canavarro (2007) e Mestre (2014) a respeito do pensamento algébrico. A pesquisa, de natureza qualitativa e cunho bibliográfico, desenvolveu-se a partir do mapeamento de dissertações, teses e artigos publicados, entre 2007 e 2019, os quais apresentam práticas de sala de aula com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais. Pretendemos que esta pesquisa possa servir de apoio para os professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e desejam iniciar o estudo de Álgebra em suas aulas. A análise interpretativa dos trabalhos selecionados, revelou que é possível propiciar a construção do pensamento algébrico por meio de variadas atividades de Matemática, como as que utilizam padrões, sequências numéricas e pictóricas, e as com regularidades numéricas. Ficou evidente também que essas propostas são importantes não só para o pensar algébrico como para a construção de vários conceitos matemáticos, possibilitando uma aprendizagem matemática com mais significado.

Abstract

The possibility of working with Algebra in the early years of schooling is a very current discussion, which has attracted the attention of educators and researchers, and a new challenge has arisen in the educational context. Thus, this research aims to analyze to what extent the teaching of Mathematical can favor the development of algebraic thinking in the Early Years of Elementary School. The theoretical assumptions that supported the discussions present in this study refer to the conceptions of Fiorentini, Miorim and Miguel (1993), Lins and Gimenez (1997), Blanton and Kaput (2005), Canavarro (2007) and Mestre (2014) about of algebraic thinking. The research, of qualitative nature and bibliographic nature, was developed from the mapping of dissertations, theses and articles published, between 2007 and 2019, which present classroom practices with a focus on the development of algebraic thinking in the Early Years. We intend that this research can serve as support for teachers who teach Mathematics in the Early Years of Elementary School and wish to start the study of Algebra in their classes. The interpretative analysis of the selected works revealed that it is possible to promote the construction of algebraic thinking through various Mathematical activities, such as those using patterns, numerical and pictorial sequences, and those with numerical regularities. It was also evident that these proposals are important not only for algebraic thinking but for the construction of various mathematical concepts, enabling mathematical learning with more meaning.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Álgebra, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino

Citação

RAMOS, Ramaira Jacira Fagundes. Desenvolvimento do pensamento algébrico: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2020.

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