Planejamento, orçamento e tomada de decisão em obras e reformas: uma abordagem para a produção de ambientes de educação financeira na EJA

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

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Rio de Janeiro

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Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um produto educacional, referenciado teoricamente, sobre planejamento, orçamento e tomada de decisão em obras e reformas domésticas, considerando especialmente o contexto da Educação de Jovens e Adultos. O produto é composto por tarefas para alunos, que apresentam situações que se aproximam da realidade, inspiradas na experiência do autor com profissional que trabalha com obras e reformas, e orientações para professores, ambas desenhadas a partir das concepções de Educação Financeira Escolar (EFE), de Ambientes de Educação Financeira Escolar (AEFE) e da Base Nacional Comum Curricular. As tarefas estão divididas em dois blocos, sendo o primeiro com aporte em tecnologias predominantemente manuais, formado por 11 tarefas; e um segundo bloco, formado por 4 tarefas que têm suporte no uso de tecnologias digitais, em especial planilhas eletrônicas e simuladores de orçamento em obras e reformas já disponíveis na internet. Como resultado principal deste trabalho temos um produto educacional que oferece aos alunos oportunidades de desenvolver habilidades de gestão sobre recursos, planejamento financeiro, tomada de decisão e identificação de prioridades no contexto de obras e reformas, convidando-os ainda à reflexão sobre a importância da mão de obra nesse processo. A proposta também apresenta um conjunto de orientações de trabalho para o professor, incluindo a identificação de habilidades matemáticas e financeiras associadas às tarefas apresentadas, visando dar um suporte ao trabalho docente em diversos contextos educacionais, em especial nas aulas de Educação Financeira ou de matemática para jovens e adultos.

Abstract

The present paper aims to present an educational product, theoretically referenced, on planning, budgeting and decision making in construction and home renovations, especially considering the context of Youth and Adult Education. The product consists of tasks for students, who present situations that are close to reality, inspired by the author's experience with a professional who works with works and reforms, and guidelines for teachers, both designed from the concepts of School Financial Education (EFE), School Financial Education Environments (AEFE) and the National Common Curricular Base. The tasks are divided into two blocks, the first being based on predominantly manual technologies, formed by 11 tasks; and a second block, formed by 4 tasks that are supported in the use of digital technologies, in particular electronic spreadsheets and budget simulators in works and reforms already available on the internet. As a main result of this work, we have an educational product that offers students opportunities to develop management skills on resources, financial planning, decision making and identification of priorities in the context of works and reforms, inviting them to reflect on the importance of the hand in this process. The proposal also presents a set of work guidelines for the teacher, including the identification of mathematical and financial skills associated with the tasks presented, aiming to support the teaching work in various educational contexts, especially in Financial Education or mathematics classes for youth and adults.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Educação financeira, Planejamento financeiro, Tomada de decisão, Educação de jovens e adultos (EJA)

Citação

OLIVEIRA, Vagner Bernardes. Planejamento, orçamento e tomada de decisão em obras e reformas: uma abordagem para a produção de ambientes de educação financeira escolar na EJA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2020.

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