O horto botânico e suas contribuições para o ensino de botânica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Horto Botânico do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão III é uma área de 9000 metros quadrados de vegetação anexada ao complexo escolar. Ele tem sido utilizado ao longo das décadas como área de uso comum dos estudantes, professores e funcionários da instituição. Ele pode ser caracterizado como um espaço não-formal de ensino, incluindo atividades para divulgação científica e o ensino de Botânica. O objetivo deste estudo é levantar informações sobre a importância do Horto Botânico para o Ensino de Botânica, descrevendo sua riqueza de flora, suas atividades realizadas e apontando maneiras para seu uso. A pesquisa consistiu na análise do banco de dados de informações da Área Verde Pedro II, pasta virtual que continha documentos, informações e registros fotográficos da área. Três visitas foram realizadas na área de estudo a fim de se conhecer o local e caracterizá-lo. As informações obtidas nos documentos foram organizadas em dois grupos: relevantes para o ensino de Botânica e fogem do tema de interesse. Apenas as pastas e arquivos relevantes para o ensino de Botânica foram utilizadas como objeto de pesquisa. O Horto Botânico pôde ser caracterizado como uma importante área para o ensino de Botânica. Foram realizados 14 eventos na Área Verde incluindo oficinas, visitas pedagógicas, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Jornadas Pedagógicas do Ensino de Ciências e Biologia. São registrados 435 espécimes de plantas, representadas em 27 famílias catalogadas. O Horto Botânico já realizou atividades como horta, hidroponia, compostagem e plantios mostrando sua capacidade para contribuir com as aulas de Botânica. Foram apontadas 16 sugestões de uso, visando aulas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Contribuições para o manejo e os cuidados da área também foram apontadas. O ensino de Botânica pode ser aplicado de maneira adequada na área de estudo. Valorizar os espaços não-formais é contribuir para esse ensino, que busca enriquecer as aulas de Ciências e Biologia. O Horto Botânico do Colégio Pedro II é um patrimônio histórico, cultural e científico que muito têm a contribuir para as aulas de Botânica nesta instituição de ensino.

Abstract

The Pedro II Campus São Cristóvão Botanical Garden is an area of 9000 square meters of vegetation attached to the school complex. It has been used over the decades as an area of common use for students, teachers and employees of the institution. It can be characterized as a non-formal teaching space, including activities for scientific dissemination and the teaching of botany. The aim of this study is to gather information about the importance of the Botanical Garden for teaching botany, describing its richness of flora, its activities and pointing out ways to use it. The research consisted of an analysis of the Pedro II Green Area information database, a virtual folder containing documents, information and photographic records of the area. Three visits were made in the study area in order to get to know the place and characterize it. The information obtained in the documents was organized into two groups: relevant to the teaching of botany and deviate from the topic of interest. Only folders and files relevant to the teaching of botany were used as a research object. The Botanical Garden could be characterized as an important area for teaching botany. 14 events were held in the Green Area including workshops, pedagogical visits, National Week of Science and Technology and Pedagogical Days of Science and Biology Teaching. 435 specimens of plants are registered, represented in 27 cataloged families. The Botanical Garden has already carried out activities such as vegetable garden, hydroponics, composting and planting showing its ability to contribute to botany classes. 16 suggestions of use were pointed out, aiming at classes for Elementary School and High School. Contributions to the management and care of the area were also pointed out. Botany teaching can be applied appropriately in the study area. Valuing non-formal spaces is contributing to this teaching, which seeks to enrich Science and Biology classes. The Pedro II College Botanical Garden is a historical, cultural and scientific heritage that has a lot to contribute to Botany classes at this educational institution.

Descrição

Palavras-chave

Biologia - Estudo e ensino, Botânica, Processo de ensino-aprendizagem, Educação ambiental - Estudo e ensino, Colégio Pedro II, Aprendizagem ativa, Planos de aula, Educação não-formal, Atividades criativas na sala de aula

Citação

PERESTRELLO, Felipe Gaspar de Menezes. O Horto Botânico e suas contribuições para o ensino de Botânica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0