A variação linguística: análise do primeiro capítulo da coleção de livros didáticos Cercanía Joven para o ensino médio
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta monografia visa a discorrer sobre a temática da variação linguística em língua espanhola no ensino de espanhol na Educação Básica, no intuito de auxiliar os professores da rede pública e privada do Rio de Janeiro e demais instituições escolares a perceber as abordagens, atividades e temas que tangem o trabalho com a variação linguística. Para atingir este objetivo, a pesquisa analisa o primeiro capítulo dos três livros destinados ao Ensino Médio da coleção Cercanía Joven, à luz da variação linguística. Este livro, adotado na rede pública de diversos Estados do Brasil, se faz importante como fonte de pesquisa tanto para professores quanto para alunos. Para esta análise, consideramos a importância da variação linguística no ensino de espanhol de acordo com o conceito da Sociolinguística Laboviana (LABOV, 2008 [1972]) e seu papel histórico-social. Igualmente, buscamos perceber como os documentos nacionais de bases educacionais abordam esta temática. Além disso, como apoio complementar às atividades do livro analisado, sugere-se uma proposta de atividade didática. Espera-se que, após as discussões levantadas e da atividade didática apresentada, a pesquisa possa contribuir com a temática da variação linguística, proporcionando a alunos e professores uma postura reflexiva diante da variedade sociocultural e consciência acerca da pluralidade social.
Resumen
Esta investigación objetiva discurrir sobre la temática de la variación lingüística en lengua española en la Enseñanza Básica, con el objetivo de ayudar a profesores de red pública y privada de Rio de Janeiro y otras instituciones escolares a percibir los enfoques, actividades y temáticas que están involucradas en el trabajo con la variación lingüística. Para lograr tal objetivo, la investigación analiza el primer capítulo de los tres libros de la Enseñanza Media de la colección Cercanía Joven, a la luz de la variación lingüística. Este libro fue adoptado por las escuelas públicas de varias regiones de Brasil, se hace importante como medio de investigación para profesores y alumnos. Para este análisis, hemos considerado importante la variación lingüística en la enseñanza de español, de conformidad con el concepto de la Sociolingüística Laboviana (LABOV, 2002 [1972]) y su papel histórico-social. De igual modo, buscamos percibir como los documentos educacionales nacionales, abordan esta temática. Además, como ayuda complementaria a las actividades del libro analizado, se sugiere una propuesta de actividad didáctica. Se espera que, tras las discusiones y de la actividad didáctica presentada la investigación contribuya con la temática sobre la variación lingüística, proporcionando a los profesores y alumnos una conciencia reflexiva de la variedad sociocultural y de la pluralidad social.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Variação linguística, Livro didático, Formação docente, Política educacional - Brasil, Ensino médio, Currículo escolar
Citação
SOARES, Alessandra Rique de Alvarenga Ferreira. A Variação Linguística: Análise do Primeiro Capítulo da Coleção de Livros Didáticos Cercanía Joven para o Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


