A variação linguística: análise do primeiro capítulo da coleção de livros didáticos Cercanía Joven para o ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta monografia visa a discorrer sobre a temática da variação linguística em língua espanhola no ensino de espanhol na Educação Básica, no intuito de auxiliar os professores da rede pública e privada do Rio de Janeiro e demais instituições escolares a perceber as abordagens, atividades e temas que tangem o trabalho com a variação linguística. Para atingir este objetivo, a pesquisa analisa o primeiro capítulo dos três livros destinados ao Ensino Médio da coleção Cercanía Joven, à luz da variação linguística. Este livro, adotado na rede pública de diversos Estados do Brasil, se faz importante como fonte de pesquisa tanto para professores quanto para alunos. Para esta análise, consideramos a importância da variação linguística no ensino de espanhol de acordo com o conceito da Sociolinguística Laboviana (LABOV, 2008 [1972]) e seu papel histórico-social. Igualmente, buscamos perceber como os documentos nacionais de bases educacionais abordam esta temática. Além disso, como apoio complementar às atividades do livro analisado, sugere-se uma proposta de atividade didática. Espera-se que, após as discussões levantadas e da atividade didática apresentada, a pesquisa possa contribuir com a temática da variação linguística, proporcionando a alunos e professores uma postura reflexiva diante da variedade sociocultural e consciência acerca da pluralidade social.

Resumen

Esta investigación objetiva discurrir sobre la temática de la variación lingüística en lengua española en la Enseñanza Básica, con el objetivo de ayudar a profesores de red pública y privada de Rio de Janeiro y otras instituciones escolares a percibir los enfoques, actividades y temáticas que están involucradas en el trabajo con la variación lingüística. Para lograr tal objetivo, la investigación analiza el primer capítulo de los tres libros de la Enseñanza Media de la colección Cercanía Joven, a la luz de la variación lingüística. Este libro fue adoptado por las escuelas públicas de varias regiones de Brasil, se hace importante como medio de investigación para profesores y alumnos. Para este análisis, hemos considerado importante la variación lingüística en la enseñanza de español, de conformidad con el concepto de la Sociolingüística Laboviana (LABOV, 2002 [1972]) y su papel histórico-social. De igual modo, buscamos percibir como los documentos educacionales nacionales, abordan esta temática. Además, como ayuda complementaria a las actividades del libro analizado, se sugiere una propuesta de actividad didáctica. Se espera que, tras las discusiones y de la actividad didáctica presentada la investigación contribuya con la temática sobre la variación lingüística, proporcionando a los profesores y alumnos una conciencia reflexiva de la variedad sociocultural y de la pluralidad social.

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola, Variação linguística, Livro didático, Formação docente, Política educacional - Brasil, Ensino médio, Currículo escolar

Citação

SOARES, Alessandra Rique de Alvarenga Ferreira. A Variação Linguística: Análise do Primeiro Capítulo da Coleção de Livros Didáticos Cercanía Joven para o Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0