Sob a luz da identidade: mosaico das diferenças no ensino de línguas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propiciar referenciais teóricos e práticos para contribuir com o trabalho docente na realização de atividades que abordem a questão da identidade cultural nas aulas de Espanhol no Ensino Médio da Educação Básica. Baseia-se, sobretudo, em Hall (2003, 2005) e Bauman (2005), para discorrer sobre a temática da identidade, da cultura e da identidade cultural. Aborda o tema letramento, conforme visto por Kleiman (2005a/b), Street (2014) e Rojo (2009, 2010) e analisa sua aplicabilidade no contexto da identidade cultural no ensino de espanhol. Busca, assim, perceber o ensino de língua espanhola como forma de aproximação das questões sociais da América Latina de modo a levar os alunos a refletir sobre sua própria identidade cultural. Para tanto, elabora uma proposta didática a partir de um vídeo que mostra o tango como manifestação cultural. Espera-se que a atividade realizada possa contribuir com os professores em sua prática docente a fim de que possam conduzir os alunos a tais questionamentos.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo propiciar referenciales teóricos y prácticos para contribuir con el trabajo docente en la realización de actividades que promuevan la temática de la identidad cultural en las clases de español de la Educación Básica en la Enseñanza Media. Basado, principalmente, en Hall (2003, 2005) y Bauman (2005), discute sobre identidad, cultura e identidad cultural. Aborda la temática literacidad, conforme Kleiman (2005a, 2005b), Street (2014) y Rojo (2009, 2010) y analiza su aplicabilidad en el contexto de la identidad cultural en la enseñanza de español. Así, busca entender la enseñanza del español como forma de acercarse a los cuestiones sociales de América Latina, haciendo que los alumnos reflexionen sobre su propia identidad cultural. Para ello, desarrolla una propuesta didáctica basada en un video que muestra el tango como manifestación cultural. Se espera que la actividad realizada pueda contribuir con los profesores en su práctica docente a fin de que puedan conducir a los alumnos a tales cuestionamientos.

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola, Identidade cultural, Interculturalidade, Representação social, Multiletramento, Atividades didáticas

Citação

TOLEDO, Laudiceia Rita da Silva. Sob a luz da identidade: mosaico das diferenças no ensino de línguas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0