Educação para a justiça ambiental?: análise de discursos sobre a questão hídrica em livros didáticos de ciências utilizados na rede municipal de Queimados/RJ

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de análises documentais e tendo como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso (AD). O questionamento geral que a suleou é: como os sentidos dados à temática ambiental, produzidos/ratificados nos discursos presentes nos livros didáticos (LDs) de Ciências, aproximam ou afastam o ensino dessa disciplina da promoção da justiça ambiental – fator importante para uma educação crítica e comprometida com a emancipação de sujeitos? A partir disso, objetivou-se analisar os sentidos produzidos pelos discursos veiculados nos LDs utilizados por uma escola da rede municipal de Queimados, em um tema que é relevante para a realidade dos habitantes do município: a questão hídrica. O corpus de análise foi constituído por capítulos de dois LDs de Ciências do Ensino Fundamental (5º e 7º anos, anos de escolaridade previstos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC - para a abordagem de questões relacionadas à água), utilizados pela pesquisadora em sua atividade docente na referida rede. As diferentes tendências da Educação Ambiental (EA) brasileira – pragmática, conservacionista e crítica – foram utilizadas como chave de análise da produção de sentidos para as questões ambientais. Tais tendências foram consideradas distintas formações discursivas – conceito fornecido pela AD. Em ambas as análises, foram utilizados exemplares de uso do professor. De maneira geral, os resultados indicam algumas tendências, sendo as principais: (i) no livro do aluno, a tendência conservacionista é a que tem maior apelo; (ii) a tendência crítica é mais frequente no livro do professor do que no livro do aluno; (iii) entre os livros analisados, o LD do 7º ano possui elementos que produzem sentidos marcadamente mais críticos que o LD do 5º ano. Quanto ao fomento à justiça social e à justiça ambiental – em outras palavras, uma filiação ecopolítica – apesar das ambiguidades percebidas em ambos os casos, um dos LDs (7º ano) apresenta importantes contribuições, devido às reiteradas proposições de abordagens críticas, que se furtam de incorrer na simplificação dos problemas ambientais por meio da mera responsabilização individual ou incitação de comportamentos individuais pouco reflexivos a respeito dos problemas estruturantes da crise ambiental. Já no outro LD (5º ano), além do privilégio dado às abordagens conservadoras, também foram observadas escolhas discursivas que podem reforçar estereótipos que constituem um desserviço do ponto de vista do movimento por justiça ambiental. Os resultados obtidos indicam a necessidade de que professores de Ciências e Biologia estejam atentos às mensagens sutis que podem atravessar os conteúdos dos materiais didáticos que lhe são oferecidos e/ou impostos, da maneira mais sensível e contextualmente situada possível, visando a formação de sujeitos capazes de se indignar e se mobilizar frente à realidade socioambiental predatória em que vivemos, seja qual for o lugar social que ocupam. Tal apropriação cautelosa de materiais didáticos contribui para o que Paulo Freire chamou de transição de estados de consciência mágica ou ingênua para a tão necessária consciência crítica, em que sujeitos são capazes de objetivar sua realidade, compreender seus papéis no mundo e sua capacidade de nele intervir.

Abstract

This is a qualitative research which comprised document analysis substantiated by Discourse Analysis (DA) as theoretical-methodological perspective. Our research question was how the meanings given to the environmental theme, produced/ratified in the discourses present in Science textbooks (ST), bring the teaching of this discipline closer or further away from the promotion of environmental justice - an important factor for a critical education and committed to the emancipation of subjects? Our goal was to interpret the meanings of Environmental Education (EE) expressed in textbooks discourses which are adopted in a public school in the municipal system of Queimados county, on a topic that is relevant to the reality of its inhabitants: the water issue. The corpus of analysis consisted of chapters from two ST of elementary education (5th and 7th grades, years of schooling provided for by the National Common Curricular Base to address issues related to water), adopted by the researcher in her teaching activity in that public school system. The concept of discursive formation from DA was the key to the analysis so that the different tendencies of Brazilian EE – pragmatic, conservationist and critical – were considered as different discursive formations to be identified. In both analyses, teachers’ textbook version was adopted. Results indicate the following trends: (i) in the student's book, the conservationist trend is the one with the greatest appeal; (ii) the critical tendency is more frequent in the teacher's book than in the student's book; (iii) among the analysed books, the 7th year textbook has elements that produce much more critical meanings than the 5th year textbook. Despite the ambiguities perceived in both cases, one of the ST (7th year one) presents great advances towards promotion of social justice and environmental justice – in other words, an ecopolitical affiliation – due to the reiterated propositions of critical approaches. For example, it avoids incurring in the simplification of environmental problems through mere individual accountability or inciting individual behaviours that are not really reflective about the structural problems of the environmental crisis. In the other textbook (5th year one), there was given privilege to the approach neglected by the previous book and beyond that there were observed some discursive choices that can reinforce stereotypes that constitute a disservice from the point of view of the movement for environmental justice. The results indicate the need for Science and Biology teachers to be attentive to the subtle messages that cross the contents of the didactic materials that are offered and/or imposed to them, in the most sensitive and contextually situated way possible, aiming at the formation of subjects capable of being indignant and mobilize in the face of the predatory socio-environmental reality in which we live, whatever the social place they occupy. Such cautious appropriation of teaching materials contributes to what Paulo Freire called the transition from states of magical or naive consciousness to the much-needed critical consciousness, in which people are able to objectify their reality, understand their roles in the world and their ability to intervene in it.

Descrição

Palavras-chave

Biologia - Estudo e ensino, Educação ambiental, Ecologia política, Base Nacional Comum Curricular, Base Nacional Comum Curricular, Livro didático, Formação docente, Justiça ambiental

Citação

BRANDÃO, Caroline Martins. Educação para a justiça ambiental? Análise de discursos sobre a questão hídrica em livros didáticos de Ciências utilizados na rede municipal de Queimados/RJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0