Interculturalidade e o ensino de artes visuais no currículo mínimo da rede estadual do Rio de Janeiro para os anos finais do ensino fundamental

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais

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Rio de Janeiro

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Resumo

Desde o final da década de 1990 que o referencial às questões da cultura, via teoria multicultural vem sendo utilizado no Ensino de Artes Visuais brasileiro. Este trabalho se trata de uma investigação sobre a presença/ausência da interculturalidade no documento Currículo Mínimo da Rede Estadual do Rio de Janeiro, para os Anos Finais do Ensino Fundamental, rede na qual a autora do texto trabalha desde 2011. O objetivo principal foi tentar perceber como as questões culturais aparecem neste documento. A metodologia utilizada foi a análise documental, para tal me apoiei, no campo da educação em autores como Vera Maria Candau (2009; 2011; 2019), Ana Ivenicki (2016) , entre outros, e no campo de ensino de artes visuais no trabalho de Ana Mae Barbosa (1991) e Ivone Ritcher ( 2012).A primeira parte do trabalho consiste em conceituar o Multiculturalismo, explicando algumas diferentes vertentes deste, onde se exemplifica em quais momentos estas tendências costumam ser aplicadas no âmbito escolar. Em um segundo momento o foco foi analisar como o Multiculturalismo pode ser desenvolvido especificamente na disciplina Arte, visto que esta é a disciplina foco de toda a pesquisa .No terceiro ato deste presente trabalho, foi realizada a análise documental do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, esmiuçando em cada ano letivo do Ensino Fundamental II o tema gerador e seus desdobramentos em cada eixo temático bimestral a presença / ausência da Interculturalidade.

Abstract

Since the end of the 1990s, the reference to issues of culture, through multicultural theory, has been used in the Teaching of Visual Arts in Brazil. This work is an investigation about the presence / absence of interculturality in the document Minimum Curriculum of the State Network of Rio de Janeiro, for the Final Years of Elementary Education, a network in which the author of the text has been working since 2011. The main objective was to try understand how cultural issues appear in this document. The methodology used was document analysis, for which I relied, in the field of education in authors such as Vera Maria Candau (2009; 2011; 2019), Ana Ivenicki (2016), among others, and in the field of teaching visual arts at work by Ana Mae Barbosa (1991) and Ivone Ritcher (2012). The first part of the work consists of conceptualizing Multiculturalism, explaining some different aspects of it, where it is exemplified in which moments these tendencies are usually applied in the school context. In a second step, the focus was to analyze how Multiculturalism can be developed specifically in the discipline Art, since this is the focus discipline of all research. In the third act of this work, the documentary analysis of the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro, examining in each academic year of Elementary School II the generator theme and its developments in each bimonthly thematic axis the presence / absence of Interculturality..

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Multiculturalismo, Interculturalidade, Currículo

Citação

SILVA, Vanessa Saldanha da. Interculturalidade e o ensino de artes visuais no currículo mínimo da rede estadual do Rio de Janeiro para os anos finais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

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