Gênero em pauta na educação infantil : como o porofessor pode abordar esta temática e combater a educação sexista
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica
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Rio de Janeiro
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Resumo
O presente artigo apresenta uma breve introdução da implementação da Educação Infantil no Brasil e seu objetivo segundo os documentos normativos, evidenciando questionamentos sobre infância e gênero com enfoque nas práticas sexistas e preconceituosas presentes em nossa sociedade que atravessam a Educação Infantil pelas práticas e falas das e dos educares, das crianças e das famílias. Tendo como metodologia uma revisão bibliográfica, o trabalho explora os elementos e agentes envolvidos na construção de gênero na primeira infância e a normatização de comportamentos sexistas e heterossexuais. Os argumentos reforçam o papel reprodutor da escola nos estereótipos de gênero e a necessidade de educadores/as e da instituição em investir numa educação não sexista e assim combater as violências de gênero.
Abstract
This article presents a brief introduction to the implementation of Early Childhood Education in Brazil and its objective according to normative documents, highlighting questions about childhood and gender with a focus on sexist and prejudiced practices present in our society that permeate Early Childhood Education through the practices and speeches of male and female educators, children and families. Using a literature review as methodology, the work explores the elements and agents involved in the construction of gender in early childhood and the normalization of sexist and heterosexual behavior. The arguments reinforce the reproductive role of the school in gender stereotypes and the need for educators and the institution to invest in non-sexist education and thus combat gender violence.
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Palavras-chave
Ciências sociais - Estudo e ensino, Educação infantil, Relações de gênero, Sexismo, Desenvolvimento infantil
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