Portifólio: imagens, memórias e reflexão pedagógica: um relato de experiências em Artes Visuais a partir do Ensino Fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado como um dos requisitos para obtenção de título de especialista e tem como objetivo relatar a experiência da criação de um portfólio, enquanto registro de imagens e memórias de ações educativas, a partir das aulas de Artes Visuais em uma escola municipal de Ensino Fundamental localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ no ano letivo de 2018. Além disso, o texto tenciona apontar como esta prática de registro contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do exercício docente. A pesquisa se organizou em três partes: a primeira explicita um conjunto de questões pertinentes ao campo reflexivo do cotidiano escolar; a segunda analisa a questão da importância da documentação pedagógica e da memória para o ensino de Artes Visuais; já a terceira parte explana o próprio portfólio — objeto deste relato em si. Para tanto, foram eleitas como principais bases teóricas as obras de: Iavelberg (2003), Arslan (2006), Marques e Almeida (2011) e Alarcão (2011).

Abstract

This article was carried out as one of the requirements for obtaining a specialization title and aims to report the experience of creating a portfolio, as a record of images and memory of educational actions, from the Visual Arts classes of the 2018 school year, of a municipal Elementary school in the city of Rio de Janeiro/RJ. It also points out how this practice of registration contributes to the development and professional growth of teachers. The research was organized into three parts: the first explains a set of issues relevant to the reflective school daily; the second analyzes the issue of the importance of pedagogical documentation and memory in teaching Visual Arts and the third part explains the portfolio - objetct of this report itself. For this, the works of: Iavelberg (2003), Arslan (2006), Marques e Almeida (2011) and Alarcão (2011) were used as the main theoretical bases.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Memórias, Portfólio

Citação

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0