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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O presente artigo propõe reflexões acerca do objeto livro sob diferentes perspectivas. Inicialmente através de um breve percurso histórico nos aproximaremos do objeto em questão, ainda sob o prisma de uma estrutura pensada como suporte para propagação e difusão de conhecimentos, promotora de inúmeros avanços na história da humanidade. Posteriormente em transbordamentos diversos acerca da materialidade do objeto livro, abordaremos o fazer artístico que se apropria de sua estrutura física a profanando, transmutando-a em arte, em livro objeto. Nesse contexto nos acercaremos do universo poético proposto pelas obras Esculturas livro e Re-leitura, ambas de minha autoria. Sob essa perspectiva, afinados com os escritos de Giorgio Agamben, pensaremos o caráter profanatório que se revela no fazer artístico que dá corpo a ambas as obras através do processo de desconstrução e reconstrução do objeto em questão. Afinados com o debate estético-poético que se apresentam a partir das produções artísticas mencionadas, intentaremos estabelecer diálogo onde sujeito e experiência se entrecruzam atravessados pelo objeto artístico, intimando pela poesia uma leitura sensorial onde a conclusão diz mais respeito ao universo do espectador do que ao objeto em si. Norteando este diálogo se farão presentes também autores como Walter Benjamin, Larrosa, Julio Plaza, Didi Huberman entre outros. As dimensões aqui apontadas exercem a liberdade da condição de não-afirmação, constituindo-se como exercícios de pensamento. O olhar será sempre dinâmico e inquieto, desconstruído e reconstruído a cada retomada acerca do mesmo objeto, o livro, que traz na origem do seu nome a definição “livre"

Abstract

This article proposes reflections about the book object from different perspectives. Initially, through a brief historical course, we will approach the object in question, still under the prism of a structure designed as a support for the propagation and diffusion of knowledge, promoter of numerous advances in the history of humanity. Subsequently, in different overflows about the materiality of the book object, we will approach the artistic making that appropriates its physical structure, desecrating it, transmuting it into art, into an object-book. In this context, we will highlight the poetic universe proposed by the works Sculpture-book and Re-reading, both of my authorship. From this perspective, in tune with the writings by Giorgio Agamben, we will think about the profanatory character that is exposed in the artistic labor that embodies both works through the process of deconstruction and reconstruction of the object in question. In tune with the aesthetic-poetic debate that arises from the above-mentioned artistic productions, we will try to create a dialogue where subject and experience intertwine crossed by the artistic object, intimating through poetry a sensorial reading where the conclusion concerns more the universe of the spectator than the object itself. Guiding this dialogue, authors such as Walter Benjamin, Larrosa, Julio Plaza, Didi Huberman among others will also be present. The dimensions mentioned here exercise freedom from the non-affirmation condition, constituting themselves as exercises of thought. The gaze will always be dynamic and restless, deconstructed and reconstructed with each resumption of the same object, the book, which bears the definition “free” at the origin of its name.

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Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Livros de artistas, Artes

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