Processo criativo de Fayga Ostrower: 4 propostas artísticas educativas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo trata das relações entre o processo criativo e a educação. Se propõe a refletir sobre as contribuições de Fayga Ostrower para o processo criativo e suas ressonâncias para a educação e a vida; a estabelecer possíveis diálogos com Ana Mae Barbosa e Paulo Freire e a propor práticas artísticas educativas tendo em vista os conceitos discutidos. Este artigo abordará os conceitos de Fayga Ostrower sobre o potencial, a sensibilidade e a percepção, o espaço e a expressividade latentes em cada indivíduo os quais dão sentido à vida. O primeiro se relaciona à capacidade de criação do indivíduo sensível-consciente-cultural; o segundo, à constante atenção do indivíduo consigo mesmo e o mundo; o terceiro, ao espaço como mediador entre experiência e expressão e, o último, à linguagem da arte como forma de comunicação. Considera-se que a artista e educadora contribui ainda nos dias de hoje de modo único e singular para o processo criativo e a educação artística.

Abstract

This article refers to the relationship between the creative process and education. It proposes a reflection on Fayga Ostrower's contributions to the creative process and its resonances for education and life; to establish possible dialogues with Ana Mae Barbosa and Paulo Freire and to propose educational artistic practices in view of the concepts discussed. This article approaches Fayga Ostrower's concepts about potential, sensitivity and perception, space and expressiveness latent in each individual, which give meaning to life. The first concept is related to the cultural-sensitive-conscious individual's ability to create; the second one, to the individual's constant attention to themselves and the world; the third one, to space as a mediator between experience and expression and, the last one, to the language of art as a form of communication. It is considered that the artist and educator still contributes today in a unique and singular way to the creative process and artistic education.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Arte, Criatividade, Percepção

Citação

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0