Processo criativo de Fayga Ostrower: 4 propostas artísticas educativas
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo trata das relações entre o processo criativo e a educação. Se propõe a refletir sobre as contribuições de Fayga Ostrower para o processo criativo e suas ressonâncias para a educação e a vida; a estabelecer possíveis diálogos com Ana Mae Barbosa e Paulo Freire e a propor práticas artísticas educativas tendo em vista os conceitos discutidos. Este artigo abordará os conceitos de Fayga Ostrower sobre o potencial, a sensibilidade e a percepção, o espaço e a expressividade latentes em cada indivíduo os quais dão sentido à vida. O primeiro se relaciona à capacidade de criação do indivíduo sensível-consciente-cultural; o segundo, à constante atenção do indivíduo consigo mesmo e o mundo; o terceiro, ao espaço como mediador entre experiência e expressão e, o último, à linguagem da arte como forma de comunicação. Considera-se que a artista e educadora contribui ainda nos dias de hoje de modo único e singular para o processo criativo e a educação artística.
Abstract
This article refers to the relationship between the creative process and education. It proposes a reflection on Fayga Ostrower's contributions to the creative process and its resonances for education and life; to establish possible dialogues with Ana Mae Barbosa and Paulo Freire and to propose educational artistic practices in view of the concepts discussed. This article approaches Fayga Ostrower's concepts about potential, sensitivity and perception, space and expressiveness latent in each individual, which give meaning to life. The first concept is related to the cultural-sensitive-conscious individual's ability to create; the second one, to the individual's constant attention to themselves and the world; the third one, to space as a mediator between experience and expression and, the last one, to the language of art as a form of communication. It is considered that the artist and educator still contributes today in a unique and singular way to the creative process and artistic education.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Arte, Criatividade, Percepção
Citação
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




