A inserção da química verde no ensino médio: uma análise de livro didático

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Química

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Os atuais problemas ambientais mundiais são frequentemente associados à exploração desenfreada dos recursos naturais para atender às demandas de produção e consumo. Frente a urgência de repensar esses padrões, em um contexto de degradação cada vez mais acentuado, a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de ressaltar o potencial formativo da Química Verde (QV) à Educação Básica de Nível Médio, de modo a promover valores e atitudes mais sustentáveis por parte dos estudantes e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho foi realizado a partir de uma análise qualitativa descritiva do livro didático “Química I”, de autoria da professora Martha Reis Marques da Fonseca, que atende ao público do 1º ano do Ensino Médio Regular do Colégio Pedro II desde 2018. O exame do material buscou identificar de que forma e com que profundidade a QV está presente na obra para, então, atuar dentro das lacunas por meio de sugestões de sequências metodológicas em QV, somadas a avaliação do grau de verdura química dos experimentos, sendo considerada a preocupação com a segurança química e com o descarte e tratamento de resíduos, além da construção da métrica holística matriz verde. A análise do livro didático revelou que, apesar da obra apresentar apenas uma referência direta a QV, quando a define na legenda de uma imagem, existem várias lacunas onde a filosofia pode vir a ser inserida de forma reflexiva. Na avaliação dos roteiros experimentais ficou evidente o cuidado da autora em priorizar materiais alternativos e favorecer a contextualização, mas observou-se a ausência ou incompletude de informações quanto à segurança e ao direcionamento adequado dos resíduos, em alguns casos. As propostas de inclusão de ideias verdes e/ou de esverdeamento das práticas foram apresentadas ao longo da discussão dos resultados da pesquisa com o intuito de contribuir para o despertar de uma mentalidade voltada à preocupação com o planeta. O estudo permite inferir que a inserção da QV nos livros didáticos de Química pode contribuir, de forma significativa, ao alcance de uma educação escolar para o desenvolvimento sustentável, pois se entende que o livro didático ocupa um lugar privilegiado no contexto escolar, sobretudo, quando considerada a realidade social que exclui grande parcela da população brasileira do acesso à internet e outras fontes de informação, e que a filosofia verde é uma vertente potencialmente capaz de provocar mudanças e criar novos valores.

Abstract

The current global environmental problems are often associated with the unstoppable exploration of natural resources to attend to the demands of production and consumption. Given the urgency to rethink these patterns, in a context of accentuated degradation, the present research was performed to highlight the formative potential of Green Chemistry (GC) to Basic Education at the High School Level, to promote values and more sustainable attitudes by students and others involved in the teaching and learning process. The work was realized from a qualitative descriptive analysis of the didactic book “Chemistry I”, authored by professor Martha Reis, who serves the public in the 1st year of Regular High School at Colégio Pedro II since 2018. The examination of the material sought to identify how and how deeply GC is present in the work so that it can act within the gaps through suggestions of methodological sequences in GC. Added to the evaluation of the degree of the greenness of the experiments, considering the concern with chemical safety and with the disposal and treatment of waste, in addition to the construction of the holistic green metric matrix. The textbook analysis revealed that, although the work presents only a direct reference to GC when it defines it in the caption of an image, there are several gaps where philosophy can be reflexively inserted. In the evaluation of the experimental scripts, it was evident that the author was careful to prioritize alternative materials and favor contextualization, but there was an absence or incompleteness of information regarding safety and the proper direction of waste, in some cases. The proposals for including green ideas and/or greening the practices were presented throughout the discussion of the research results to contribute to the awakening of a mentality focused on the concern for the planet. The study allows us to infer that the inclusion of GC in Chemistry textbooks can significantly contribute to the achievement of school education for sustainable development, as it is understood that the textbook occupies a privileged place in the school context. Especially when considering the social reality that excludes a large portion of the Brazilian population from access to the internet and other sources of information, and that green philosophy is a potential strand capable of causing changes and creating new values.

Descrição

Palavras-chave

Química – Estudo e ensino, Química (Ensino médio), Livro didático, Química verde

Citação

RODRIGUES, Thaysa Ayres de Miranda. A Inserção da Química Verde no Ensino Médio: uma análise de livro didático. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0