Nuances da química prática de Sumner e Vieira – 1939

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Química

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Ao fazerem uma abordagem histórica do ensino de Química no Brasil, nenhum trabalho consegue dar sequência sem ao menos uma breve passagem pela História da Química no Colégio Pedro II. O Colégio foi criado em 1837 tendo como objetivo servir de modelo para outros estabelecimentos e de padrão para a estruturação do Ensino Secundário brasileiro. A princípio, devido a particularidades e interesses próprios da sociedade, inerentes à época, o estudo de ciências foi relegado a segundo plano. A Química passou a ter maior destaque em 1925 quando foi separada da física e a experimentação foi inicialmente inserida nos programas de ensino do Colégio. No ensino de Química, a necessidade e importância da experimentação são evidentes, pois além de motivar os alunos e despertar a curiosidade experimental, as aulas práticas auxiliam na compreensão de conceitos químicos relacionandoos à realidade cotidiana, além de contribuir para uma maior aprendizagem. Neste contexto, estudar a estruturação das práticas de Ensino de Química em uma época em que os livros, manuais e apostilas constituíam os principais recursos didáticos utilizados por professores e alunos, é um campo interessante, desafiador e ainda pouco explorado. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar a estruturação e a forma de apresentação das atividades experimentais propostas no plano de ensino de 1929 do Colégio Pedro II, quais são contempladas no livro Química Prática. Este trabalho configurou-se no âmbito de uma análise documental exploratória e baseou-se em um estudo qualitativo, cujo objetivo foi conhecer e compreender aspectos importantes da estruturação e forma de abordagem do conteúdo experimental proposto no livro Química Prática – Química Inorgânica e Química Analítica para os cursos Fundamental e Complementar dos professores George Sumner e Ricardo Rodrigues Vieira publicado em 1939, sendo supostamente usado como um dos primeiros manuais em português e exclusivo para realização de aulas práticas no colégio. Neste estudo, foi possível o levantamento de elementos de base histórica sobre a estruturação e organização das aulas práticas propostas no livro. Além disto, os elementos gráficos foram reproduzidos e registrados, a fim de preservar a memória histórica da Química e do conteúdo do livro. Com base neste estudo, conclui-se que o exemplar do livro Química Prática publicado em 1939 era exclusivo para experimentação. A partir da análise dos experimentos foi possível enquadrálos na tradicional abordagem empirista indutivista, baseada, principalmente na observação dos fenômenos, uma vez que os autores se detiveram na apresentação e roteirização do conteúdo, representando o tradicionalismo do ensino da época. Foi possível constatar similaridades, nuances e contrastes entre a forma histórica de organização de aulas experimentais e as práticas atuais propostas em livros didáticos para o ensino médio, principalmente no que tange o empirismo-indutivismo e a descrição de fenômenos. De maneira geral, ressalta-se a estreita relação do conteúdo do livro com o momento histórico e ao desenvolvimento industrial que se instaurava no país, o que consequentemente demandava por mão de obra qualificada e certamente com habilidades na caracterização dos materiais.

Abstract

When making a historical approach to the teaching of Chemistry in Brazil, no work can proceed without at least a brief passage through the History of Chemistry at Colégio Pedro II. The college was created in 1837 with the objective of serving as a model for other establishments and as a standard for the structuring of Brazilian Secondary Education. At first, due to society's particularities and interests, inherent at the time, the study of science was relegated to the background. Chemistry gained greater prominence in 1925 when it was separated from physics and experimentation was initially included in the College's teaching programs. In teaching Chemistry, the importance of experimentation is evident, as, in addition to motivating students and arousing experimental curiosity, practical classes help in understanding chemical concepts by relating them to everyday reality, in addition to contributing to greater learning. In this sense, studying the structuring of Chemistry Teaching practices at a time when books, manuals and handouts constituted the main teaching resources used by teachers and students is an interesting, challenging and still little explored field. Thus, the objective of this work was to investigate the structure and presentation of the experimental activities proposed in the teaching plan of 1929 at Colégio Pedro II, which are included in the book Practical Chemistry. This work was configured as part of an exploratory document analysis and was based on a qualitative study, whose objective was to know and understand important aspects of the structure and approach of the experimental content proposed in the book Practical Chemistry – Inorganic Chemistry and Analytical Chemistry for the Elementary and Complementary courses by professors George Sumner and Ricardo Rodrigues Vieira, published in 1939, supposedly being used as one of the first manuals in Portuguese and exclusively for practical classes at the school. In this study, it was possible to survey elements of the historical basis on the structuring and organization of practical classes proposed in the book. In addition, the graphic elements were reproduced and registered in order to preserve the historical memory of Chemistry and the book's content. Based on this study, it can be concluded that the copy of the Practical Chemistry book published in 1939 was exclusively for experimentation. From the analysis of the experiments, it was possible to frame them in the traditional inductivist empiricist approach, based mainly on the observation of phenomena, since the authors focused on the presentation and scripting of the content, representing the traditionalism of teaching at the time. It was possible to observe similarities, nuances and contrasts between the historical form of organization of experimental classes and the current practices proposed in textbooks for secondary education, especially with regard to inductivism empiricism and the description of phenomena. In general, the close relationship between the book's content and the historical moment of industrial development taking place in the country is highlighted, which consequently demanded qualified labor and certainly with skills in the characterization of materials.

Descrição

Palavras-chave

Química - Estudo e ensino, Colégio Pedro II, Química Experiências

Citação

COSTA, Edson de Almeida Ferreira. Nuances da química prática de Sumner e Vieira - 1939. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2021.

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