O Estado Novo em cena: usos da fotografia no ensino de História

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O trabalho pretende propor uma metodologia de ensino de história apoiada na discussão da fotografia enquanto fonte histórica. A aproximação das discussões em torno da cultura visual e o ensino de história permite estabelecer determinados objetivos e interesses com a utilização de fontes históricas em sala de aula a fim de construir um conhecimento escolar. Nesse sentido, a proposição teve como plataforma de discussão a construção de um regime autoritário, mais precisamente o Estado Novo, tema presente e central para a compreensão do período republicano brasileiro. Ao fim se constrói um possível de guia para os professores interessados em realizar a proposta elaborada ao longo desta investigação.

Abstract

The work intends to propose a history teaching methodology supported in the discussion of photography as a historical source. The approach of discussions around visual culture and the history teaching allows to establish certain objectives and interests with the use of historical sources in a classroom in order to build school knowledge. In this sense, the proposition has as a discussion platform the construction of an authoritary regime, precisely New State, present and central topic for understanding the Braziliam republican period. At the end a possible guides is built for the teachers interested in carrying out the proposal drawn up through the investigation.

Descrição

Palavras-chave

História – Estudo e ensino, Brasil - Política e governo, Fotografia na educação, Getúlio Vargas, 1882-1954, Cultura visual, Recursos didáticos

Citação

OLIVEIRA, Marcus Vinicius de. O Estado Novo em cena: usos da fotografia no ensino de História. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0