Pardo é papel: guia para utilização das obras de Maxwell Alexandre em contextos pedagógicos
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
O material a seguir foi produzido com base em uma oficina pedagógica com atravessamentos da perspectiva decolonial. Configura-se em um compilado de informações pertinentes a educadores que desejem realizar atividades pedagógicas com base nas obras do artista plástico Maxwell Alexandre. O artista, cria da Rocinha, apresenta em suas obras provocações quanto à nomenclatura “pardo”, ao criar a série/exposição Pardo é papel, e busca subverter signos ao desenhar pessoas pretas em situação de poder e conquista. MW, como assina, está em franca projeção no cenário nacional e internacional e possibilita uma infinidade de abordagens pedagógicas em diferentes disciplinas e contextos. Além da indicação das principais obras e séries do artista, o professor encontrará um glossário contendo rubricas presentes em suas telas, de modo que se aproprie das marcas e referências recorrentes nas obras de Alexandre. Há neste material algumas sugestões para aplicação de oficina pedagógica com as obras de Maxwell, bem como sugestões de utilização de algumas artes em específico. É um material aberto a adaptações, e cada educador poderá criar atividades com base nos subsídios aqui fornecidos.
Descrição
50 p.
Bibliografia: p. 48-50
Bibliografia: p. 48-50
Palavras-chave
Educação decolonial, Análise do discurso, Prática pedagógica, Alexandre, Maxwell - Pinturas
Citação
CARVALHO, Geiza Oliveira de; VILELA, Carolina de Lima. Pardo é papel: guia para utilização das obras de Maxwell Alexandre em contextos pedagógicos. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


