Norteando: desenvolvimento e construção do jogo de tabuleiro sobre a região norte do Brasil
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este livro é uma produção realizada a partir de pesquisas e inquietações desenvolvidas ao longo do mestrado profissional e são relatadas nessa produção experiências e caminhos na construção de um jogo de tabuleiro sobre os aspectos físicos da região Norte do Brasil denominando “Norteando”. Antecedendo a produção do jogo de tabuleiro há um caderno de orientações pedagógicas que busca apresentar a docentes, tanto da disciplina de Geografia, quanto de áreas afim, possibilidades para o desenvolvimento e utilização desse jogo dentro do espaço escolar. Os jogos podem configurar-se como importante ferramenta lúdica que tem potencial de possibilitar a plenitude da experiência, fazendo com que a diversão seja um meio para o processo de ensino-aprendizagem. A produção do jogo em tela ocorreu de maneira colaborativa, com a participação direta dos estudantes e o caderno de orientações fora elaborado a partir de anotações com as impressões ao longo das etapas da pesquisa.
Abstract
This book is a production based on research and concerns developed throughout the professional master's degree and experiences and paths in the construction of a board game about the physical aspects of the Northern region of Brazil called "Norteando" are reported in this production. Prior to the production of the board game, there is a booklet of pedagogical guidelines that seeks to present to teachers, both in the discipline of Geography and in related areas, possibilities for the development and use of this game within the school space. Games can be configured as an important playful tool that has the potential to enable the fullness of the experience and making fun a way for the teaching-learning process. The production of the game on screen took place collaboratively, with the direct participation of the students, and the orientation booklet was prepared from notes with the impressions throughout the stages of the research.
Descrição
49 p.
Bibliografia: p. 49
Bibliografia: p. 49
Palavras-chave
Geografia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Geografia física - Brasil, Brasil - Norte, Jogos educativos, Atividades lúdicas
Citação
RODRIGUES, Amanda Gonçalves Ferreira; CAPOSSOLI, Eduardo Folco; VILELA, Carolina Lima. Norteando: desenvolvimento e construção do jogo de tabuleiro sobre a região norte do Brasil. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




