Norteando: desenvolvimento e construção do jogo de tabuleiro sobre a região norte do Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este livro é uma produção realizada a partir de pesquisas e inquietações desenvolvidas ao longo do mestrado profissional e são relatadas nessa produção experiências e caminhos na construção de um jogo de tabuleiro sobre os aspectos físicos da região Norte do Brasil denominando “Norteando”. Antecedendo a produção do jogo de tabuleiro há um caderno de orientações pedagógicas que busca apresentar a docentes, tanto da disciplina de Geografia, quanto de áreas afim, possibilidades para o desenvolvimento e utilização desse jogo dentro do espaço escolar. Os jogos podem configurar-se como importante ferramenta lúdica que tem potencial de possibilitar a plenitude da experiência, fazendo com que a diversão seja um meio para o processo de ensino-aprendizagem. A produção do jogo em tela ocorreu de maneira colaborativa, com a participação direta dos estudantes e o caderno de orientações fora elaborado a partir de anotações com as impressões ao longo das etapas da pesquisa.

Abstract

This book is a production based on research and concerns developed throughout the professional master's degree and experiences and paths in the construction of a board game about the physical aspects of the Northern region of Brazil called "Norteando" are reported in this production. Prior to the production of the board game, there is a booklet of pedagogical guidelines that seeks to present to teachers, both in the discipline of Geography and in related areas, possibilities for the development and use of this game within the school space. Games can be configured as an important playful tool that has the potential to enable the fullness of the experience and making fun a way for the teaching-learning process. The production of the game on screen took place collaboratively, with the direct participation of the students, and the orientation booklet was prepared from notes with the impressions throughout the stages of the research.

Descrição

49 p.
Bibliografia: p. 49

Palavras-chave

Geografia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Geografia física - Brasil, Brasil - Norte, Jogos educativos, Atividades lúdicas

Citação

RODRIGUES, Amanda Gonçalves Ferreira; CAPOSSOLI, Eduardo Folco; VILELA, Carolina Lima. Norteando: desenvolvimento e construção do jogo de tabuleiro sobre a região norte do Brasil. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0