Leituras elásticas: uma perspectiva multimodal de letramento literário para estudantes do 3º ano do ensino fundamental
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Esse Produto Educacional (PE), intitulado “Leituras elásticas: uma perspectiva multimodal de letramento literário para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental”, foi desenvolvido ao longo da pesquisa de Pós-graduação “Letramento literário no 3º ano do Ensino Fundamental: a literatura infantil na perspectiva das leituras elásticas e da formação do leitor”, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, do Colégio Pedro II. Consiste em um Caderno de Atividades no qual estão descritas oficinas pedagógicas aplicáveis aos estudantes da terceira série dos anos iniciais da Educação Básica. Com esse Caderno, objetiva-se apresentar reflexões e estratégias para a formação do leitor literário nos anos iniciais da educação básica, especialmente aquelas voltadas ao letramento literário (COSSON, 2021) e às multimodalidades de linguagens presentes no cotidiano, representadas pelas leituras elásticas (SANCHES, 2021). Por meio da fundamentação teórica de Rildo Cosson (2021) e Carolina Sanches (2021), entre outros autores, foram desenvolvidas propostas que têm a leitura de uma obra literária como ponto central, mas que empregam, em seus desdobramentos pré e pós leitura, atividades que envolvem a oralidade e a ludicidade, com a utilização de recursos audiovisuais e digitais. Deste modo, espera-se que esse PE possa contribuir para o trabalho pedagógico com práticas de leitura que estimulem a construção de sentidos, bem como para a formação do leitor literário.
Descrição
75 p.
Bibliografia: p. 75
Bibliografia: p. 75
Palavras-chave
Ensino fundamental – Estudo e ensino, Letramento literário, Formação do leitor, Multiletramento, Incentivo à leitura
Citação
SAMPAIO, Elaine de Barros Manhanini; AMPARO, Flávia Vieira da Silva do. Leituras elásticas: uma perspectiva multimodal de letramento literário para estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


