Conexões entre matemática financeira e economia comportamental em ambientes de educação financeira escolar
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A abordagem de situações financeiras no currículo de Matemática da Educação Básica, que leve em consideração aspectos matemáticos e não matemáticos, incluindo os aspectos comportamentais, tem sido preconizada pelos documentos norteadores nacionais, especialmente com a recente inclusão da Educação Financeira como tema transversal e integrador na Base Nacional Comum Curricular. O presente estudo traz algumas reflexões sobre a tomada de decisão em situações financeiras considerando noções da matemática financeira, ensinada na Educação Básica, e alguns resultados de estudos da Economia Comportamental. Da Matemática financeira levamos em consideração o estudo do valor do dinheiro no tempo, e os conteúdos associados tais como taxas e fatores de crescimento, progressões, funções e logaritmos. Da Economia Comportamental, com os estudos de Kahneman, Tversky e Thaller, trouxemos algumas heurísticas e vieses, dentre eles a teoria do prospecto, efeitos de enquadramento, e a heurística da assimetria de fontes. A partir do referencial teórico, desenhamos e apresentamos um material didático, formado por um conjunto atividades didáticas compostas por: (i) tarefas didáticas, com conexões com a BNCC e (ii) orientações didáticas, conceituais e metodológicas para o professor. Ambas são referenciadas teoricamente, de modo a convidar os estudantes à reflexão sobre situações financeiras envolvendo trocas intertemporais e tomada de decisão, relacionadas a crédito, financiamento, juros, inflação e planejamento financeiro. A metodologia utilizada foi a Pesquisa em Desenvolvimento. A perspectiva teórico-metodológica se baseia essencialmente nas concepções de Silva e Powell sobre Educação Financeira Escolar; e na arquitetura dos Ambientes de Educação Financeira Escolar, de Muniz, com seus quatro princípios: convite à reflexão, dualidade, conexão didática e multidisciplinaridade. O resultado é um material que busca estimular a produção de significados do estudante diante das situações econômicas de tomada de decisão envolvendo algumas trocas intertemporais, levando em consideração a dinâmica de uma educação matemática que considere aspectos matemáticos e não matemáticos na leitura, interpretação, análise e tomada de decisão em situações econômico-financeiras. Compõe ainda o material, um conjunto de orientações para o professor no sentido de convidá-lo a pensar a tomada de decisão para a aula de matemática, aproveitando temas e habilidades de matemática que já trabalha/desenvolve em determinada série, com modelos, cálculos e simulações, para convidar seus alunos a analisarem criticamente a distribuição de renda em seu bairro, cidade, estado, país e até em nível global, bem como pensar algumas atitudes e decisões, e suas potenciais consequências para os envolvidos, buscando contribuir para a formação do pensamento crítico do cidadão do século XXI.
Abstract
The approach of financial situations in the Mathematics curriculum of Basic Education, which takes into account mathematical and non-mathematical aspects, including behavioral aspects, has been recommended by national guiding documents, especially with the recent inclusion of Financial Education as a transversal and integrating theme in the Common National Curriculum Base. The present study brings some reflections on decision-making in financial situations considering notions of financial mathematics, taught in Basic Education, and some results of studies of Behavioral Economics. Based on the theoretical framework, we designed and presented a didactic material, formed by a set of didactic activities composed of: (i) didactic tasks and (ii) guidelines for the teacher. Both are theoretically referenced, in order to invite students to reflect on financial situations involving intertemporal exchanges and decision making, related to credit, financing, interest, inflation and financial planning. The methodology used was Research in Development. The theoretical-methodological perspective is essentially based on Silva and Powell's conceptions about School Financial Education; and in the architecture of Muniz's School Financial Education Environments, with its four principles: invitation to reflection, duality, didactic connection and multidisciplinarity. From Financial Mathematics we take into account the study of the time value of money, and associated contents such as growth rates and factors, progressions, functions and logarithms. From Behavioral Economics, with Kahneman, Tversky and Thaller, we brought some heuristics and biases, among them prospect theory, framing effects, and the heuristic of source asymmetry. The result is a material that seeks to stimulate the student's production of meanings in the face of economic decision-making situations involving some intertemporal exchanges, taking into account the dynamics of a mathematics education that considers mathematical and non-mathematical aspects in reading, interpretation, analysis and decision-making in economic-financial situations. The material also comprises a set of guidelines for the teacher in order to invite him to think about the decision making for the math class, taking advantage of topics and math skills that he already works/develops in a certain series, with models, calculations and simulations, to invite your students to critically analyze the income distribution in their neighborhood, city, state, country and even at a global level, as well as to think about some attitudes and decisions, and their potential consequences for those involved, seeking to contribute to the formation of the critical thinking of the 21st century citizen.
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Matemática financeira, Educação financeira, Tomada de decisão, Planejamento financeiro, Ambiente escolar
Citação
MONERAT, Túllio Plum Guimarães. Matemática financeira e economia comportamental em ambientes de educação financeira escolar. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




