Função modular e tecnologia: uma proposta de inclusão do tema na BNCC do Ensino Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que rege atualmente a Educação Básica brasileira apresentou diversas modificações em relação ao último currículo das diferentes disciplinas, produzindo um grande impacto em todas elas, em especial na Matemática. No Ensino Médio, por exemplo, o tema Função Modular foi excluído, mas, por outro lado, há forte presença do uso de Tecnologias Digitais, para compreender e descrever transformações que ocorrem na forma gráfica, ao se alterarem os parâmetros da forma algébrica de funções. Este trabalho vem sugerir que o ensino de Função Modular é uma oportunidade de aproximar conteúdos que foram excluídos da BNCC e que podem ser perfeitamente tratados via tecnologia digital com a finalidade de ampliar o conhecimento matemático de conteúdo doa alunos do ensino médio. Apresentamos uma defesa da inclusão do tema Função Modular, na BNCC, através de uma série de atividades envolvendo o estudo das funções, das resoluções de equações e inequações modulares com a utilização do software GeoGebra e do cálculo aproximado de raízes de equações, sempre estabelecendo as conexões entre os diversos tipos de funções apresentadas no Ensino Médio a partir da definição matemática de distância em espaços métricos euclidianos.

Abstract

The National Curricular Common Base (BNCC), a normative document that currently governs Brazilian Basic Education, has presented several changes in relation to the last curriculum of the different subjects, producing a profound impact on all of them, especially in Mathematics. In High School, for example, the Modular Function theme was excluded, but, on the other hand, there is a strong presence of the use of Digital Technologies, to understand and describe transformations that occur in the graphic form, when changing the parameters of the algebraic form of functions. This work suggests that the teaching of Modular Function is an opportunity to bring together contents that were excluded from the BNCC and that can be perfectly treated via digital technology to expand the mathematical knowledge of content of high school students. We present a defense of the inclusion of the theme Modular Function, in the BNCC, through a series of activities involving Functions, solving modular equations and modular inequalities with the use of GeoGebra software, finding a good approximation and rounding of decimal numbers and roots of equations, always establishing the connections between the different types of functions presented in High School using the definition of distance, from the Euclidean Metric Space.

Descrição

Palavras-chave

Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino, Função Modular, Base Nacional Comum Curricular, Tecnologia digital, GeoGebra (Software)

Citação

SILVA, Walesca Autonamo da. Função modular e tecnologia: uma proposta de inclusão do tema na BNCC. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0