Brincar e letrar: o uso de brincadeiras no processo de letramento racial na educação infantil
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A presente pesquisa concentra-se na temática da contribuição do corpo para o desenvolvimento do letramento racial na Educação Infantil. A brincadeira é parte importante no desenvolvimento das crianças, sobretudo para as bem pequenas; é por meio dessas brincadeiras que as crianças se comunicam com o mundo ao seu redor e, a partir delas, os educadores conseguem observar experiências vivenciadas tanto no ambiente escolar como em locais externos. Para a sustentação teórica da pesquisa, pretende-se desenvolver diálogos do tema com os conceitos da corporeidade, das brincadeiras e com o processo de aprendizagem na Educação Infantil, utilizando respectivamente os seguintes autores: Freitas (1999), Luckesi (2004) e Vygotsky (2007) entre outros. Com essas concepções, o estudo apresenta como objetivo geral: compreender como as brincadeiras podem contribuir como um recurso didático para as aulas, proporcionando o letramento racial a partir do desenvolvimento da cultura corporal do movimento e da linguagem. O problema de pesquisa se constitui então em: qual o impacto das expressões corporais para o desenvolvimento do letramento racial e como as brincadeiras proporcionam um ambiente mais favorável para a aprendizagem? Com isso, será desenvolvido um projeto em que as brincadeiras sejam feitas dentro da escola, com abordagem de natureza qualitativa, com aspectos de pesquisa-ação, e será construído, como produto educacional, um portfólio pedagógico com atividades lúdicas que proporcionem o desenvolvimento do letramento racial. O produto foi aplicado em uma turma de Educação Infantil, com faixa etária de quatro anos, de uma escola pública de Duque de Caxias e, a partir da análise dos dados dessa aplicação, pretende-se aprimorar o produto e divulgá-lo para adaptações e/ou novas aplicações. Como resultado desta pesquisa, observou-se um aumento na consciência racial das crianças, que passaram a reconhecer e valorizar as diferenças entre os colegas, como a importância da representatividade de personagens negras nas histórias e brincadeiras. Esses resultados sugerem que o uso de brincadeiras como recurso didático pode ser uma estratégia eficaz para promover o letramento racial.
Abstract
This research focuses on the theme of the body's contribution to the development of racial literacy in Early Childhood Education. Play is an important part of children's development, especially for very young ones; It is through these games that children communicate with the world around them and, through them, educators are able to observe experiences lived both in the school environment and in external places. For the theoretical support of the research, it is intended to develop dialogues on the topic with the concepts of corporeality, play and the learning process in Early Childhood Education, using respectively the following authors: Freitas (1999), Luckesi (2004) and Vygotsky (2007) among others. With these conceptions, the study's general objective is to understand how games can contribute as a teaching resource for classes, providing racial literacy through the development of body culture of movement and language. The research problem is therefore: what is the impact of bodily expressions on the development of racial literacy and how do games provide a more favorable environment for learning? With this, a project will be developed in which games are played within the school, with a qualitative approach, with aspects of action research, and an educational portfolio will be built as an educational product with playful activities that provide the development of literacy racial. The product will be applied in an Early Childhood Education class, aged four years, at a public school in Duque de Caxias and, based on the analysis of data from this application, the aim is to improve the product and disseminate it for adaptations and /or new applications. As a result of this research, an increase in the racial awareness of children was observed, as they began to recognize and value the differences between their peers, such as the importance of representing black characters in stories and games. These results suggest that the use of games as a teaching resource can be an effective strategy to promote racial literacy/.
Descrição
Palavras-chave
Educação étnico-racial, Relações étnico-raciais, Educação infantil - Estudo e ensino, Corporeidade, Letramento racial, Brincadeiras, Aprendizagem
Citação
GONZAGA, Claudia Nunes. Brincar e letrar: o uso de brincadeiras no processo de letramento racial na Educação Infantil. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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