A mágica do brincar: a literatura e a brincadeira para o desenvolvimento do letramento racial na Educação Infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Esta pesquisa teve como principal objetivo apresentar algumas sugestões de atividades e experiências pedagógicas vistas como motivadoras, que demonstram como o corpo e a literatura participam das práticas de letramento racial na Educação Infantil. Buscando alcançar esse objetivo, foram apresentadas neste trabalho atividades realizadas em uma turma do pré-escolar da Creche e Pré-Escola Municipal Graciesse Luiza da Silva Lourenço, localizada na cidade de Duque de Caxias. Com a utilização de livros infantis “Maria quer ser sereia!”e ” Renatinha“, buscou-se estimular a participação dos alunos no que se refere às práticas de vivências corporais associadas com os enredos apresentados. A metodologia utilizada foi a qualitativa com características de pesquisa-ação, tendo como base a metodologia ativa e a de projetos. A sustentação teórica foi referenciada com: Freitas (1999), Gouvea (2007) e Jovino (2006); a partir dessa base teórica, desenvolveram-se diálogos do tema com os conceitos da corporeidade, das brincadeiras e com o processo de aprendizagem na Educação Infantil. A coleta de dados ocorreu através da observação participante, das anotações do diário de campo, de gravações audiovisuais e de registros fotográficos realizados no decorrer das atividades. Os resultados desta pesquisa indicaram um aumento na consciência racial das crianças, que passaram a reconhecer e valorizar as diferenças entre os colegas, incluindo a importância da representatividade de personagens negras nas histórias e brincadeiras. Esses resultados sugerem que o uso de brincadeiras como recurso didático pode ser uma estratégia eficaz para promover o letramento racial.

Descrição

53 p.
Bibliografia: p. 50-51

Palavras-chave

Educação étnico-racial, Relações étnico-raciais, Educação infantil - Estudo e ensino, Corporeidade, Letramento racial, Brincadeiras, Aprendizagem

Citação

GONZAGA, Claudia Nunes; PINHO, José Ricardo Dordron de. A mágica do brincar: a literatura e a brincadeira para o desenvolvimento do letramento racial na educação infantil. Rio de Janeiro: Imperial, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0