A relevância da ética enquanto campo de debate para o ensino médio integrado: contrapontos e possibilidades
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A difusão do ensino médio integrado nas últimas décadas, apesar de proporcionar novas possibilidades de formação discente, traz diversos desafios para atuação docente na escola básica, entre elas a necessidade de conectar os conteúdos tradicionais das disciplinas com a formação profissional dos estudantes. No campo específico do ensino da Filosofia, um dos problemas observados são as desconexões entre as discussões teóricas propostas pelos materiais didáticos e a realidade específica da formação discente nesse segmento de ensino. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral, desenvolver um material pedagógico que sirva de base para a discussão da ética do (e no) trabalho com estudantes do ensino médio integrado e que articulando diferentes ramos do saber, possa proporcionar reflexões críticas sobre o mundo do trabalho e as relações sociais desenvolvidas nele, em especial em um cenário de consolidação dos processos de reestruturação produtiva em curso desde os anos 1990. Os objetivos específicos da pesquisa são: verificar as possibilidades e limites dos professores que atuam em sala de aula, como professores de filosofia, no ensino médio integrado; investigar as estratégias pedagógicas utilizadas para o debate da ética nas aulas de filosofia; analisar os principais materiais didáticos disponíveis para os professores; elaborar e validar com professores um material didático que proponha o debate sobre o tema da ética no trabalho. A perspectiva teórica que orienta essa pesquisa é baseada em dois autores, Antônio Gramsci e sua proposta da escola unitária e Paulo Freire e sua proposta de formação para autonomia. A pesquisa se define como sendo uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados serão questionários aplicados a professores e estudantes. A metodologia de análise de dados será feita de forma qualitativa. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para o surgimento de novas possibilidades para o ensino de Filosofia no ensino médio integrado, que proporcionem aos docentes e estudantes novas possibilidades de compreensão e produção de novos sentidos e significados sobre as questões éticas no mundo do trabalho contemporâneo. O produto educacional será a confecção de um game, do tipo jogo da memória, na forma de uma ferramenta digital, com um roteiro de discussão sobre a ética do (e no) mundo do trabalho contemporâneo.
Descrição
Palavras-chave
Filosofia (Ensino médio) – Estudo e ensino, Educação profissional, Educação tecnológica, Ensino médio integrado, Ética, Trabalho, Formação profissional, Estratégias pedagógicas
Citação
MOTA, Cleber Aparecido Pereira. A relevância da ética enquanto campo de debate para o ensino médio integrado: contrapontos e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




