A formação continuada para professores do PROEJA no Colégio Pedro II
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O tema desse estudo é a formação continuada para professores que atuam no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do CPII. Esta pesquisa é um estudo de caso, que se caracteriza como pesquisa básica, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Partimos do princípio de que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA), possuem especificidades, e na medida em que essas modalidades de ensino se unem, requerem maior apropriação de seus princípios e concepções para que sejam promovidas práticas pedagógicas de modo integrado. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo foi analisar a relação entre formação específica para atuar no PROEJA do CPII com a prática docente, gerando ações pedagógicas que integrem a educação básica com a habilitação profissional. Assim, os objetivos específicos foram: (I) identificar quais são os objetivos e estratégias pedagógicas do PROEJA; (II) identificar o perfil de formação dos professores do PROEJA do CPII; (III) compreender o posicionamento dos professores sobre a necessidade da formação específica para atuar no Programa; (IV) identificar a construção de práticas pedagógicas assertivas ao público do PROEJA; e (V) elaborar um curso como estratégia de formação continuada voltado para os professores do PROEJA da Instituição. A metodologia utilizada se consistiu em levantamento bibliográfico e coleta de dados a partir da aplicação de questionário para professores que atuam no Programa. A partir da análise de dados, constata-se que o corpo docente entende que a formação específica pode contribuir positivamente com o aprimoramento de suas práticas pedagógicas, e neste aspecto, promover uma formação aos discentes que oportunize melhores condições de inserção profissional e social. Em relação ao produto educacional resultante esta pesquisa, elaboramos um curso direcionado à formação continuada para professores interessados em atuar na EPT integrada à EJA.
Abstract
This paper is part of the Research Line “Educational Practices in Professional and Technological Education” of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education at Colégio Pedro II (CPII). The theme of this study is continued training for teachers who work in CPII's National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA). This research is a case study, which is characterized as basic research, with a qualitative approach and exploratory objective. We assume that Professional and Technological Education (EPT), as well as Youth and Adult Education (EJA), have specificities, and to the extent that these teaching modalities are united, they require greater appropriation of their principles and conceptions so that pedagogical practices are promoted in an integrated way. Thus, the general objective of this study was to analyze the relationship between specific training to work in CPII's PROEJA with teaching practice, generating pedagogical actions that integrate basic education with professional qualification. Thus, the specific objectives were: (I) identify PROEJA's objectives and pedagogical strategies; (II) identify the training profile of CPII PROEJA teachers; (III) understand the position of teachers on the need for specific training to work in the Program; (IV) identify the construction of assertive pedagogical practices for the PROEJA audience; and (V) develop a course as a continuing training strategy aimed at the Institution's PROEJA teachers. The methodology used consisted of a bibliographical survey and data collection through the application of a questionnaire to teachers who work in the Program. From the data analysis, it can be seen that the teaching staff understands that specific training can contribute positively to the improvement of their pedagogical practices, and in this aspect, promote training for students that provides better conditions for professional and social insertion. Regarding the educational product resulting from this research, we developed a course aimed at continuing training for teachers interested in working in EPT integrated with EJA.
Descrição
Produto Educacional consiste em um curso de extensão.
Produto Educacional: p. 82-88
Produto Educacional: p. 82-88
Palavras-chave
Educação de jovens e adultos (EJA), Educação profissional, Educação tecnológica, Formação continuada de professor, PROEJA, Práticas Pedagógicas
Citação
PIMENTEL JÚNIOR, Carlos Alberto Gomes. A formação continuada para professores do PROEJA no Colégio Pedro II. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




