A inclusão diante das necessidades digitais dos estudantes no século XXI : o NAPNE e a ampliação das formas de acesso
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o debate da modalidade de Educação Especial, já prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), tendo como público-alvo estudantes da Educação Básica com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Assim, a análise de um caso concreto – o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Colégio Pedro II, mais especificamente do Campus São Cristóvão III – delimita o recorte do objeto, relacionado a um estudo de caso para discutir o sentido da Educação Inclusiva, especialmente diante dos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19: o aumento da vulnerabilidade social e emocional dos estudantes e a necessidade da ampliação dos recursos digitais para acesso das crianças e jovens.
Abstract
The present has as objective to contribute to the debate for the form Special Education, already provided of the Guidelines Law and Bases of the Education (Law No. 9.394/1996), having as target audience students of basic education with disabilities, pervasive development disorders and high abilities or giftedness. Thus, the analysis of a concrete case – the Núcleo de Atendimento ás Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) at Colégio Pedro II, more specifically by São Cristóvão III Campus - delimits the object of cutting, related to a case study to discuss the meaning of Inclusive Education, especially in from challenges by the Covid-19 pandemic: the increase in the social and emotional vulnerability of students and the need to enlargement of the digital resources for access by children and young.
Descrição
Palavras-chave
Ciências sociais - Estudo e ensino, Educação especial, Educação inclusiva, Necessidades educacionais específicas, Tecnologias da informação e comunicação, Tecnologia educacional, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)
Citação
Brandão, Andreci Alexandre. A inclusão diante das necessidades digitais dos estudantes no século XXI: o NAPNE e a ampliação das formas de acesso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




