O livro sociologia em movimento e o ensino antirracista: caminhos possíveis para o uso em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O artigo busca fazer uma análise da abordagem do livro Sociologia em Movimento (segunda edição) sobre a temática das relações raciais tendo em vista as diretrizes do Conselho Nacional de Educação de 2004, que tratam da Lei 10.639/2003 que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Com o intuito de oferecer subsídios para a complementação teórica do livro didático e reflexões sobre o seu uso em sala de aula, apresentamos outros autores e artigos que refletem os desafios e possibilidades do ensino antirracista na educação, destinado ao professorado que atua no ensino médio público e privado.

Abstract

The article seeks to analyze the approach of the book Sociologia em Movimento (second edition) on the theme of racial relations, taking into account the guidelines of the National Education Council of 2004, which deal with Law 10.639/2003, which established the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in basic education. In order to offer subsidies for the theoretical complement of the text book and reflections on its use in the classroom, we present other authors and articles that reflect the challenges and possibilities of anti-racist teaching in education, aimed at teachers working in public and private secondary education.

Descrição

Palavras-chave

Ciências sociais - Estudo e ensino, Relações raciais, Educação antirracista, Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino, Educação básica, Livro didático

Citação

Fernandez, Gabriel Sá. O livro sociologia em movimento e o ensino antirracista: caminhos possíveis para o uso em sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0