Alfaletramento: possibilidades de práticas antirracistas nos anos iniciais da Educação Básica
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Ilustrador
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Este produto educacional consiste em um guia de atividades com propostas antirracistas, que visa nortear o trabalho docente na perspectiva afrocentrada. O problema de pesquisa que orientou a realização do estudo foi verificar de que maneira é possível adequar o planejamento, as estratégias e os instrumentos didáticos para consolidar práticas antirracistas no contexto dos anos iniciais da Educação Básica, especialmente nas turmas do ciclo de alfabetização (1° ao 3° ano do ensino fundamental). Além do debate sobre alfabetização e letramento racial, são apresentadas algumas considerações teóricas relativas às possíveis contribuições das Ciências Sociais para os anos iniciais e à perspectiva arendtiana sobre educar para o pensamento. O produto educacional busca contribuir teoricamente para se pensar em uma educação antirracista e indicar ações práticas que podem ser incorporadas nas salas de aula, pois vislumbra a conscientização e o combate às situações racistas que ainda ocorrem no espaço escolar e na vida cotidiana.
Descrição
Palavras-chave
Ciências sociais - Estudo e ensino, Alfabetização, Antirracismo, Formação docente
Citação
Silva, Marina Passos Ribeiro da. Alfaletramento: possibilidades de práticas antirracistas nos anos iniciais da Educação Básica . 2022. Produto Educacional (Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
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