Poesia falada, sociologia e o chão da sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo pretende discutir e evidenciar a poesia falada feita por poetas cariocas como um recurso didático para a discussão de categorias e conceitos, baseadas no currículo mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é proporcionar perspectivas sobre a relevância das temáticas das poesias faladas em consonância com os conteúdos das Ciências Sociais para o “chão da sala de aula” em um diálogo com as/os professoras e professores. As poesias faladas potencializam temáticas, como: racismos, feminismo, representatividades, identidades. Essas temáticas possibilitam um caminho pedagógico para a efetivação da Lei Federal 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas.

Abstract

This article intends to discuss and highlight the spoken poetry written by Rio de Janeiro poets as a didactic resource for the discussion of categories and concepts, based on the minimum sociology curriculum of the State of Rio de Janeiro. The idea is to provide perspectives on the equality of themes in spoken poetry in line with the contents of Social Sciences for the “classroom floor” in a dialogue with teachers. Spoken poetry enhances themes such as: racism, feminism, representations, identities. These themes enable a pedagogical path towards the implementation of Federal Law 10.639 / 2003, which makes the teaching of African and Afro Brazilian history and culture mandatory in schools.

Descrição

Palavras-chave

Ciências sociais - Estudo e ensino, Sociologia, Poesia, Movimento negro - Brasil

Citação

Fonseca, Luana da Costa. Poesia falada, sociologia e o chão da sala de aula. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0