A construção dos saberes sobre números inteiros através de jogos matemáticos: uma proposta de sequência didática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O eixo norteador para a presente pesquisa foram os principais obstáculos epistemológicos inerentes ao ensino de números inteiros e enfrentados pelos discentes do sétimo ano do ensino fundamental anos finais. O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática baseada em jogos matemáticos que possam auxiliar os discentes a transpassar tais obstáculos epistemológicos. Os pressupostos metodológicos partem de uma abordagem de caráter qualitativo, com a opção do uso da pesquisa bibliográfica pautada sobre: estrutura do conjunto dos números inteiros; um panorama histórico sobre os principais obstáculos epistemológicos e resolução de problemas a partir da utilização de jogos. A partir da pesquisa, conclui-se que a utilização de jogos matemáticos, através de uma sequência didática, pode se apresentar como um relevante objeto didático no ensino de números inteiros quando atrelados a metodologia de resolução de problemas em virtude da autonomia dada aos discente no momento da construção e transposição dos obstáculos epistemológicos inerentes ao conjunto dos números inteiros.

Abstract

The guiding axis for the present research was the main epistemological obstacles inherent in the teaching of integers and faced by seventh-grade students in the final years of elementary school. This work presents a proposal for a didactic sequence based on mathematical games that can help students overcome such epistemological obstacles. The methodological assumptions stem from a qualitative approach, with the choice of using bibliographic research focused on: the structure of the set of integers; a historical overview of the main epistemological obstacles and problem-solving through the use of games. From the research, it is concluded that the use of mathematical games, through a didactic sequence, can be presented as a relevant didactic tool in the teaching of integers when linked to problem-solving methodology due to the autonomy given to students in the process of constructing and overcoming the epistemological obstacles inherent in the set of integers.

Descrição

Palavras-chave

Matemática – Estudo e ensino, Números inteiros, Resolução de problemas (Matemática), Jogos no ensino de matemática, Sequência didática

Citação

ALVES, João Pedro Morgado. A construção dos saberes sobre números inteiros através de jogos matemáticos: uma proposta de sequência didática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0