Lectura del mundo: uma proposta de unidade didática a partir do texto La vida profesional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de compreensão leitora a partir do texto Vida profesional/2, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1989), como meio de problematização dos atuais valores humanos e culturais, em especial neste cenário pós pandêmico, em que se evidenciam desigualdades sociais em vários segmentos. Aliado a isto, busca-se desenvolver o letramento crítico dos estudantes por meio do encontro literário com o texto supracitado (Cassany; Casstellà, 2010). Para tal finalidade, visando ao trabalho com jovens estudantes do Ensino Médio, a proposta se estrutura a partir das potencialidades didáticas do gênero textual fórum educacional, do conceito de Unidade Didática, de Matos (2014), e das considerações sobre metodologias ativas (Bacich; Moran, 2017). Assim, o trabalho aponta a importância do desenvolvimento do letramento crítico para se contrapor aos discursos de ódio e de desinformação, recorrentes nas redes sociais, e de valores sociais e interculturais imprescindíveis, como tolerância e empatia.

Resumen

El objetivo de este artículo es presentar una propuesta de comprensión lectora a partir del texto Vida profesional/2, del escritor uruguayo Eduardo Galeano (1989), como medio para reflexionar sobre los valores humanos y culturales en el actual escenario post pandémico, en el que las desigualdades sociales se evidencian en diversos segmentos, y desarrollar la lectura crítica de textos en español (Cassany; Casstellà, 2010). Para tal fin, buscando trabajo con jóvenes estudiantes de Enseñanza Media, la propuesta se estructura a partir de las potencialidades didácticas del género textual foro educacional, del concepto de Unidad Didáctica, de Matos (2014), y de las consideraciones sobre metodologías activas (Bacich; Moran, 2017). Por lo tanto, el trabajo apunta a la importancia del desarrollo de la literacidad crítica para contraponerse a los discursos de odio y de desinformación, recurrentes en las redes sociales, y de valores sociales e interculturales imprescindibles, como tolerancia y empatía.

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola – Estudo e ensino, Letramento crítico, Leitura crítica, Material didático, Metodologia ativa

Citação

Carvajal, Fernando. Lectura del mundo: uma proposta de unidade didática a partir do texto La vida profesional/ 2, de Eduardo Galeano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0