A prática da leitura nas atividades propostas pela Revista Tecla, da Consejería de Educación en el Reino Unido e Irlanda

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente artigo pretende analisar a prática da leitura em sala de aula por meio do material disponibilizado pela revista Tecla, da Consejería de Educación en el Reino Unido e Irlanda, bem como reconhecer a metodologia usada na elaboração do referido material e sua aplicação na prática docente e discente. Para tanto, parte-se do entendimento de que ler não é um mero processo mecânico e que o processo leitor está alicerçado em diferentes pilares, como o interesse pela leitura e o sentimento de estar à altura dos desafios lançados por ela. Como aporte teórico, busca-se conceituar o que é leitura a partir do entendimento de Vargens e Freitas (2010). Kleiman (2004) explica os tipos de conhecimento prévio do leitor/estudante e Solé (1998) trata do processo leitor, em especial dos objetivos e estratégias traçados para se chegar à compreensão do texto.

Resumen

Esta investigación objetiva analizar la práctica de lectura en el aula por medio del material proporcionado por la Revista Tecla, de la Consejería de Educación en el Reino Unido e Irlanda, así como reconocer la metodología usada en la elaboración de dicho material y su aplicación en la práctica docente y discente. Para ello, se entiende que leer no es un mero proceso mecánico y que el proceso lector está basado en diferentes pilares, como el interés por la lectura y el sentimiento de estar a la altura de los retos que esta implica. Como aporte teórico, se busca conceptualizar qué es la lectura desde la comprensión de Vargens e Freitas (2010). Kleiman (2004) explica los tipos de conocimiento previo del lector/estudiante y Solé (1998) aborda el proceso lector, especialmente los objetivos y estrategias trazados para alcanzar la comprensión del texto.

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola - Estudo e ensino, Leitura - Estudo e ensino, Compreensão na leitura, Leitura - Metodologia, Leitores e leitura, Prática docente, Material didático, Aprendizagem cognitiva

Citação

Silva, Nayara Tallita de Almeida. A prática da leitura nas atividades propostas pela Revista Tecla, da Consejería de Educación en el Reino Unido e Irlanda. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0