Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de energia baseada na BNCC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Física na Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Ensino de Física, no decorrer dos anos, está passando por profundas transformações, e o ensino tradicional vem perdendo espaço no contexto escolar. Por esse motivo, o professor deve buscar novos recursos para ensinar e assim, tentar diminuir o preconceito que os alunos têm sobre a disciplina e trazê-los para um ambiente onde possam ter mais interesse e interação com os tópicos da Física. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de uma Sequência Didática (SD) sobre o ensino de energia para o 8º ano do Ensino Fundamental. Foram planejados quatro encontros de três horas-aula de 50 minutos cada. No 1º encontro: Proposta de questionário sobre os conhecimentos prévios e vídeos. Nos 2º e 3º encontros: Apresentações das teorias, com a utilização do simulador PhET como recurso pedagógico e dinâmica em grupo usando Selo de aparelho específico do INMETRO. No 4º encontro: Proposta de uma avaliação de aprendizagem sobre o conteúdo abordado. Acredita-se que a aplicação da SD proposta possa auxiliar significativamente os alunos no processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas de Física mais interessantes e atrativas.

Abstract

The Teaching of Physics, over the years, has undergone profound changes, and traditional teaching has been losing ground in the school context. For this reason, the teacher must search new resources to teach and thus try to reduce the prejudice that students have about the discipline and bring them to an environment where they can have more interest and interaction with topics in Physics. The objective of this work was the elaboration of a Didactic Sequence (DS) on the teaching of energy for the 8th grade of Elementary School. For this was planned four meetings of three hours of lessons of 50 minutes each. At the 1st meeting: Proposal for a questionnaire on previous knowledge and videos. In the 2nd and 3rd meetings: Theories presentations, using the PhET simulator as a pedagogical resource and group dynamics using INMETRO specific equipment seal. At the 4th meeting: Proposal for a learning assessment on the content discussed. It is believed that the application of the proposed DS can significantly help students in the teaching and learning process, making Physics classes more interesting and attractive.

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Energia, Sequência didática, Ensino fundamental

Citação

Penco, Fábio Henrique de Melo. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de energia baseada na BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0