Objetivos do ensino de geografia e políticas educacionais nacionais: algumas reflexões

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Neste artigo discutiremos o atual aprofundamento das políticas educacionais nacionais como ferramentas de controle e regulação para o ensino-aprendizagem de Geografia. Destacando o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como instrumentos dessas políticas afirmativas do Estado, problematizando a intensa forma de controle dos conteúdos escolhidos como “importantes” a serem ensinados e também sobre aqueles que são “descartáveis” no ensino. Contudo, defendemos o potencial da Geografia para uma educação mais participativa e critica, para a formação de cidadãos atuantes e capazes de entender seus papéis no espaço que ocupam.

Abstract

We will discuss in this article the growing use of national educational policies as control and regulation tools for Geography teaching-learning. Highlighting the ENEM (National High School Examination) and the BNCC (National Common Curriculum Base) as instruments of these affirmative policies of the State. Unveiling the terrible way of controlling how contents are chosen as “important” to be taught and also those that are “disposable” in teaching. However, we defend the potential of Geography for a more active and critical education, for the formation of active citizens capable of understanding their roles in the space occupied by them.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, ENEM, Base Nacional Comum Curricular, Política educacional - Brasil, Currículos - Educação, Processo de ensino-aprendizagem

Citação

GONÇALVES JUNIOR, Juarez dos Santos. Objetivos do ensino de geografia e políticas educacionais nacionais: algumas reflexões. 2021. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0