Atlas geográfico escolar municipal: os exemplos dos atlas de Itaboraí e São Gonçalo na promoção de pensamento espacial, raciocínio geográfico e identidade territorial
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo objetiva fazer, em um primeiro momento, uma breve discussão teórica acerca do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, analisando, de forma transversal, os atlas geográficos escolares municipal do Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (NEGEF) e do grupo Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento (DAGEOP), correspondendo respectivamente aos atlas geográficos escolares dos municípios de Itaboraí e São Gonçalo. Em um segundo momento, procurou-se abordar sucintamente a identidade territorial através dos referidos atlas geográficos escolares. Desse modo, no tocante à temática abordada, estabeleceu diferenças entre os atlas a partir de uma análise comparativa, identificando que um tende mais a reforçar a identidade territorial, e o outro privilegia mais o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Resumen
Este artículo tiene como objetivo realizar, en un primer momento, una breve discusión teórica sobre el pensamiento espacial y el razonamiento geográfico, analizando, de forma transversal, el atlas geográfico escolar municipal del Núcleo de Estudos de Geografía Fluminense (NEGEF) y el Grupo Dinámicas Ambientales y Geoprocesamiento (DAGEOP), correspondientes respectivamente al atlas escolar geográfico de los municipios de Itaboraí y São Gonçalo. En un segudo momento, pretendemos aproximarnos brevemente a la identidad territorial a través del referido atlas geográfico escolar. Así, con respecto a la temática abordada, estableció diferencias entre los atlas a partir de un análisis comparativo, identificando que uno tiende a reforzar la identidad territorial, y el otro favorece el pensamiento espacial y el razonamiento geográfico.
Descrição
Palavras-chave
Geografia – Estudo e ensino, Atlas, Geografia - Espacialidade, Território - Geografia
Citação
CASTRO, Hiran Barbosa de. Atlas geográfico escolar municipal: os exemplos dos atlas de Itaboraí e São Gonçalo na promoção de pensamento espacial, raciocínio geográfico e identidade territorial. 2022. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


