A organização do espaço urbano da zona oeste carioca: uma proposta de sequência didática para a geografia escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Diante de uma trajetória marcada por questionamentos a acerca da segregação dos estudantes da periferia carioca, o artigo busca a conscientização de tais estudantes, tanto acerca do processo de desenvolvimento do espaço urbano da Zona Oeste carioca, como do valor de serem ativos na ressignificação da lógica segregadora vigente, que impossibilita que usufruam plenamente da cidade. Através de um debate inicial sobre a importância de um jovem periférico ativo contra os moldes da segregação, o trabalho propõe uma sequência didática que ensine os estudantes a rever os preconceitos acerca da área mais pobre do Rio de Janeiro, culminando com a elaboração de um livro infanto juvenil ilustrados com histórias dos bairros da Zona Oeste.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Espaço urbano, Sequência didática, Rio de Janeiro (RJ)

Citação

BARROS, Nuno Rodrigues de. A organização do espaço urbano da zona oeste carioca: uma proposta de sequência didática para a geografia escolar. 2022. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0