A organização do espaço urbano da zona oeste carioca: uma proposta de sequência didática para a geografia escolar
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Diante de uma trajetória marcada por questionamentos a acerca da segregação dos estudantes da periferia carioca, o artigo busca a conscientização de tais estudantes, tanto acerca do processo de desenvolvimento do espaço urbano da Zona Oeste carioca, como do valor de serem ativos na ressignificação da lógica segregadora vigente, que impossibilita que usufruam plenamente da cidade. Através de um debate inicial sobre a importância de um jovem periférico ativo contra os moldes da segregação, o trabalho propõe uma sequência didática que ensine os estudantes a rever os preconceitos acerca da área mais pobre do Rio de Janeiro, culminando com a elaboração de um livro infanto juvenil ilustrados com histórias dos bairros da Zona Oeste.
Descrição
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Espaço urbano, Sequência didática, Rio de Janeiro (RJ)
Citação
BARROS, Nuno Rodrigues de. A organização do espaço urbano da zona oeste carioca: uma proposta de sequência didática para a geografia escolar. 2022. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




