A curadoria de arte do curso técnico em artesanato integrado à educação de jovens e adultos no Instituto Benjamin Constant
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Orientador
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Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
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Editor
Imperial Editora
Resumo
O produto educacional intitulado A Curadoria de Arte do Curso Técnico em Artesanato Integrado à Educação de Jovens e Adultos no Instituto Benjamin Constant, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem o propósito de apresentar as concepções teórico metodológicas da práxis pedagógica que envolvem o processo da curadoria educativa e artística do Curso Técnico em Artesanato Integrado à Educação de Jovens e Adultos no Instituto Benjamin Constant (CTAEJA -IBC). A pesquisa foi conduzida através de observação participante ao longo do ano de 2023, durante o percurso da exposição “Manifesto Artistas de Ganho: Exposição Expandida Espaços Imantados” no Instituto Benjamin Constant. Os participantes envolvidos na pesquisa foram o grupo de estudantes do Curso Técnico em Artesanato integrado à Educação de Jovens e Adultos, das turmas do PROEJA 1, 2 e 3 e as professoras da Formação Técnica e Profissional do curso. A prática curatorial no CTAEJA-IBC revelou a importância de uma mediação cultural contextualizada e sensível para a inclusão de pessoas com deficiência visual nos processos educativos de criação e exposição de arte. O trabalho destaca a necessidade de práticas curatoriais educativas inclusivas, que considerem as dimensões estéticas e afetivas, promovendo uma educação profissional e tecnológica acessível e de qualidade para todos, fundamental para a construção de uma formação omnilateral. Desta forma, este material poderá servir como referência para a formação continuada de professores na Educação Profissional e Tecnológica, oferecendo exemplos teórico-práticos de estratégias de acessibilidade e de mediação cultural para a inclusão escolar, especialmente para as pessoas com deficiência visual.
Descrição
77
Bibliografia: p. 71-77.
Bibliografia: p. 71-77.
Palavras-chave
Educação profissional, Educação tecnológica, Artes visuais - Estudo e ensino, Educação de jovens e adultos (EJA), PROEJA, Artesanato, Curadoria (Artes)
Citação
MASCARENHAS, Camila Santana; ALMEIDA, Sabrina Araújo de. A curadoria de arte do curso técnico em artesanato integrado à educação de jovens e adultos no Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.
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