Entre linhas negras: um olhar literário afro-brasileiro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este produto educacional é a culminância da dissertação de mestrado intitulado: A Literatura Afro-brasileira no PROEJA para a construção de uma educação Antirracista. Foi um estudo de caráter quantitativo e qualitativo que buscou investigar como a Literatura Afro-brasileira é aplicada nas salas de aula do PROEJA nas unidades do Colégio Pedro II que ofertam esta modalidade de ensino. Compreendendo que as disciplinas de Língua-Portuguesa, Literatura brasileira, Artes e História funcionam como um tripé para a aplicação da Lei 10.639/2003 da LDB. A pesquisa de campo foi realizada na modalidade remota com professores das disciplinas citadas, no intuito de compreender como são trabalhadas as diretrizes e princípios da legislação na escola. O processo de construção deste material teve início durante pesquisa e concluído após o estudo de campo com a escolha dos materiais, designer e organização dos conteúdos. Após a realização da pesquisa de campo e documental, este Produto Educacional em formato de e-book apresentará diversas possibilidades de recursos com enfoque na temática Afro-brasileira. Espera-se que as propostas dos diversos materiais aqui apresentados possam ofertar contribuições pedagógicas que colaborem para o desenvolvimento de práticas educativas antirracistas que construam perspectivas positivas sobre a imagem do negro e principalmente desvelar a história desse povo e promover a valorização da nossa cultura.

Abstract

This educational product is the culmination of the master's dissertation entitled: Afro-Brazilian Literature in PROEJA for the construction of na anti-racist education. It was aquantitative and qualitative study that sought to investigate how Afro-Brazilian Literature is applied in the classroomsof PROEJA in theunits of Colégio Pedro II that offer this type of education. Understanding that the disciplines of Portuguese-Language-Brazilian Literature, Arts and History work as atripod for the applicationof Law 10.639/2003 of the LDB. The field research was carried out in the remote modality with teachers of the aforementioned disciplines, in orderto unders-tandhowtheguidelinesandprinciplesof thelegislationareworkedintheschool. The process of constructing this material began during the Field research with the choice ofmateri- als, designer and organization ofthe contents. After conducting the field and documentary research, this Educational Product in E-book format will present several possibilities of resources focused on the Afro Brazilian theme. It is expected that the proposals of thevarious materials for pedagogical contributions thatcollaborate for thedevelopmentof anti-racist educa- tional practices that build positive perspectives on the image of blacks and especially unveil the history of thispeopleandpromotetheappreciationofourculture.

Descrição

Palavras-chave

Literatura - Estudo e ensino, Literatura afro-brasileira, PROEJA, Antirracismo, Cultura afro-brasileira, Educação de jovens e adultos (EJA), Educação profissional, Educação tecnológica

Citação

QUEIROZ, Fernanda Conceição dos Santos; CARMO, Ana Carolina Rigoni. Entre linhas negras: um olhar literário afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0