Como a representação humana é feita nos livros didáticos de matemática: um olhar racial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar como a representação humana é feita nos livros didáticos de matemática, de um ponto de vista racial. A partir de 4 coleções de livros didáticos, foram analisadas como as pessoas são retratadas nas diferentes atividades humanas, de um ponto de vista quantitativo e qualitativo. A pesquisa tem como suporte estudos sobre a ideologia do livro didático (Faria, 1989), a representação semiótica (Duval, 2017), e as teorias de aprendizagem de Vygotsky (Moreira, 1999). O estudo concluiu que há maior representação de pessoas com determinadas características em um conjunto de atividades ou situações, que pode reforçar que tais atividades/situações devem ser exercidas apenas por pessoas com as referidas características, fazendo com que estereótipos sejam perpetuados entre estudantes, limitando sua visão de mundo e as possibilidades de futuro que vislumbram para si.

Abstract

This study aimed to investigate how human representation is made in mathematics textbooks, from a racial perspective. From four collections of textbooks, we analyzed how people are portrayed in different human activities, from a quantitative and qualitative point of view. The research is supported by studies on textbook ideology (Faria, 1989), semiotic representation (Duval, 2017), and Vygotsky's learning theories (Moreira, 1999). The study concludes that an emphasis on representations of people with certain characteristics in a set of activities or situations can reinforce that such activities/situations should only be carried out by people with those characteristics, causing stereotypes to be perpetuated among students, limiting their worldview and the future possibilities they envision for themselves.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Livro didático, Representatividade racial

Citação

ABDIAS, Thaís. Como a representação humana é feita nos livros didáticos de matemática: um olhar racial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0