Conectando o ensino de língua inglesa a práticas de letramento digital crítico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O produto educacional “Conectando o Ensino de Língua Inglesa a Práticas de Letramento Digital Crítico” , em formato de e-book, tem como objetivo contribuir para a formação continuada de docentes da área de língua inglesa com enfoque no desenvolvimento de práticas de letramento digital crítico na educação básica. Justifica-se por visar ampliar as perspectivas dos educadores quanto às potencialidades pedagógicas para o desenvolvimento letramento digital crítico, com finalidade de melhorar a qualidade do ensino e facilitar a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas docentes. Destinado a professores de Inglês que atuem na educação básica (dos anos finais do ensino fundamental e/ou do ensino médio), o e-book apresenta as principais definições relacionadas ao letramento digital, discute o que propõem documentos oficiais acerca do uso pedagógico das tecnologias e apresenta bases teóricas como TPACK e os cinco recursos do letramento digital crítico. Espera-se que esta proposta conscientize e estimule os docentes a adotarem práticas de letramento digital crítico em suas aulas de língua inglesa, capacitando seus estudantes a fazer uso da internet de maneira responsável e crítica e, além disso, o e-book visa incentivar o engajamento na construção de atividades que contemplem a autoria, autonomia e colaboração dos alunos.

Descrição

Palavras-chave

Língua inglesa - Estudo e ensino, Tecnologias da informação e comunicação, Letramento digital, Letramento crítico, Formação docente

Citação

ARAUJO, Amanda Penha Dias de; SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos. Conectando o ensino de língua inglesa a práticas de letramento digital crítico. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0