Tia Maria do Jongo e as matriarcas da Serrinha: identidade, memória e resistência
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História da África
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Este trabalho discute a importância das matriarcas do jongo no Morro da Serrinha, em Madureira, na cidade do Rio de Janeiro. Com destaque para Tia Maria do Jongo, uma das principais lideranças da comunidade, pretende-se analisar o papel destas mulheres na construção da memória e da identidade de um território jongueiro, contribuindo para a preservação das tradições do jongo da Serrinha enquanto espaço de resistência negra. O trabalho traz ainda duas propostas de atividades pedagógicas voltadas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Desta-forma, busca-se pensar as possibilidades de utilização do jongo nas escolas como instrumento de valorização da diversidade étnica e cultural, contribuindo para
Abstract
This paper discusses the importance of the matriarchs of jongo in Morro da Serrinha, located in Madureira, in the city of Rio de Janeiro. Focusing on Tia Maria do Jongo, one of the main leaders of the community, the study aims to analyze the role of these women in constructing the memory and identity of a jongo territory, contributing to the preservation of Serrinha's jongo traditions as a space of Black resistance. The work also presents two proposals for pedagogical activities designed for the elementary education. In this way, it seeks to explore the possibilities of using jongo in schools as a tool for valuing ethnic and cultural diversity, thereby contributing to anti-racist education based on the leadership and struggle of Black women.
Descrição
Palavras-chave
História da África - Estudo e ensino, Jongo (Dança), Matriarcado, Memória e identidade, Resistência
Citação
NERY, Edilene da Silva. Tia Maria do Jongo e as matriarcas da Serrinha: identidade, memória e resistência. 2025. Artigo Científico (Especialização em Ensino de História da África) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.
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