A alimentação como tema contemporâneo transversal no ensino de história

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades pedagógicas da alimentação como tema contemporâneo transversal no ensino de História, orientado por uma abordagem antirracista. A pesquisa fundamenta-se em revisão bibliográfica e análise documental, mobilizando referenciais da História da Alimentação, da Educação Intercultural Crítica, das epistemologias decoloniais e dos marcos normativos da BNCC e dos PCNs. O estudo materializou-se na elaboração de três sequências didáticas destinadas ao 7º ano do Ensino Fundamental, articulando a Educação Alimentar e Nutricional a eixos históricos específicos: os saberes alimentares dos povos originários das Américas, os processos de circulação de alimentos e conhecimentos durante a Expansão Marítima Europeia e a contribuição dos povos africanos na formação da cultura alimentar brasileira. Os resultados demonstram que trabalhar a alimentação como categoria histórica amplia a compreensão dos estudantes sobre os processos históricos, tensiona narrativas eurocentradas e promove o reconhecimento dos saberes afro-indígenas como parte constituinte da história nacional.

Descrição

Palavras-chave

História - Estudo e ensino, Nutrição - História, Educação alimentar e nutricional, Decolonialidade, Educação antirracista

Citação

ASSIS, Joyce Jesus de. A alimentação como tema contemporâneo transversal no ensino de História. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.

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