Um papo sobre estudar: super dicas para você aprender a aprender melhor

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

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Editor

Imperial Editora

Resumo

A proficiência em leitura nos permite acesso a uma vasta quantidade de saberes acumulados pela humanidade, registrados por meio da escrita. No contexto escolar, a leitura tem estreita relação com o desempenho escolar, já que além de objeto de ensino, ela é também meio de aprendizagem. É, sobretudo, através da escrita que são difundidos os conteúdos curriculares e quanto mais elevado o nível de escolarização, maiores são as demandas de textos a serem lidos e as exigências relativas à proficiência leitora dos estudantes. Esse aumento de demanda de leitura - em sua modalidade funcional - é mais fortemente percebido pelos estudantes durante as fases de transição entre os segmentos de ensino. São muitas as aflições, dificuldades e desafios enfrentados por alunos na passagem do 5º para o 6º ano, série que inicia o segundo segmento do Ensino Fundamental e é apontada como um dos anos escolares em que há maior percentual de reprovação no Brasil. Além de possíveis lacunas no processo de compreensão de textos e de inabilidade em lidar com grande volume de materiais utilizados para fins didáticos pelos professores, estão também entre as dificuldades enfrentadas por alunos que ingressam no 6º ano a inadequação de hábitos de estudo e a incipiência no uso de estratégias de aprendizagem. Considera-se de extrema importância para uma trajetória bem sucedida dos estudantes que a escola invista no ensino de estratégias que auxiliem os alunos a regular e monitorar suas ações e sentimentos, de modo que esses passem a colaborar para o alcance dos seus objetivos de aprendizagem. Esses fatores estão intimamente relacionados à autonomia do estudante e à sua postura como agente do próprio processo de aprender. É nesse contexto que ganham destaque as contribuições dos estudos sobre a autorregulação da aprendizagem, sustentados pela Teoria Social Cognitiva. Construído à luz dessa teoria, o produto educacional aqui apresentado se propõe a servir de ferramenta para o desenvolvimento de estratégias autorregulatórias que permitam aos estudantes, sobretudo aos que estão vivenciando a fase de transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, enfrentar seus desafios de aprendizagem. No que se refere, especificamente, ao desenvolvimento da proficiência em leitura, o material objetiva ampliar o repertório de estratégias dos alunos, instrumentalizando-os para o exercício da autorregulação da compreensão leitora, a fim de contribuir para a formação do leitor independente, reflexivo e crítico. Criado e validado (por meio do processo de avaliação por pares) no contexto de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisadores e professores da Educação Básica e que teve como ponto de partida as demandas das salas de aula, o material visa colaborar para a divulgação e compartilhamento de recursos que auxiliem o aluno a aprender. Ensinar a aprender de forma mais eficaz é investir no desenvolvimento do aluno autônomo que mobiliza pensamentos e sentimentos em prol de seus objetivos de aprendizagem e utiliza estratégias para buscar informações, compreendê-las e para construir, a partir delas, novos conhecimentos.

Descrição

156 p.
Produto composto por livro texto e caderno de atividades.

Palavras-chave

Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Autorregulação da aprendizagem, Compreensão na leitura, Estratégias pedagógicas, Teoria social cognitiva

Citação

MOREIRA, Marcelle Resende; SILVA, Kátia Regina Xavier da. Um papo sobre estudar: super dicas para você aprender a aprender melhor. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2016.

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