A guerra civil espanhola nos livros didáticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como a Guerra Civil Espanhola é retratada nos livros didáticos e, partindo disso, propor meios de trabalhar em sala de aula temáticas presentes nesse confronto – e ausentes no material didático analisado – e que permitem debater a respeito de questões contemporâneas. O trabalho ainda trata do histórico de políticas públicas em torno do livro didático, da presença e uso de imagens nesse material – além de apresentar um livro paradidático sobre o tema. Após a exposição dos elementos presentes, o último capítulo é responsável por abordar pontos ausentes nos livros didáticos. A Revolução Espanhola e a participação feminina no conflito são apresentadas como aspectos da Guerra Civil Espanhola que, quando trabalhados em sala de aula, podem abrir espaço para debates atuais – por isso, o trabalho termina indicando recursos imagéticos que podem ser utilizados para esse fim.

Abstract

This study aims to analyze how the Spanish Civil War is portrayed in school textbooks and, based on this analysis, to propose ways of addressing themes related to the conflict—particularly those absent from the examined materials—that allow for discussion of contemporary issues in the classroom. The study also explores the history of public policies surrounding textbooks, the presence and use of images in these materials, and introduces a complementary educational book on the subject. After presenting the existing elements, the final chapter focuses on aspects omitted from textbooks. The Spanish Revolution and the role of women in the conflict are highlighted as components of the Spanish Civil War that, when explored in educational settings, can foster relevant and timely debates. To support this, the study concludes by recommending visual resources suitable for classroom use.

Descrição

Palavras-chave

História – Estudo e ensino. , Guerra civil espanhola, Livro didático, Memória e história

Citação

Caroline Mesquita Arosa. A Guerra Civil Espanhola nos livros didáticos. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0