Diálogos entre colagem e arte moderna: uma proposta de intervenção para os anos finais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho apresenta a colagem, em específico a manual, como mediadora e facilitadora da apreensão de conteúdos artísticos, sociais, culturais e políticos da historia da arte moderna, de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem em artes de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A abordagem triangular é utilizada, com ênfase na leitura de imagens e na construção de um processo criativo formalizado em uma sequência didática. O trabalho usa a metodologia de pesquisa bibliográfica e parte da experiência prévia da autora com oficinas de colagem, onde verificou parte do que apresenta no texto.

Abstract

This work presents the collage, in particular the manual, as a mediator and facilitator of the apprehension of artistic, social, cultural and political contents from the history of modern art, in order to improve the teaching and learning process in the arts of students in the final years of the elementary School. The triangular approach is used, with an emphasis on reading images and building a creative process formalized in a didactic sequence. The work uses the methodology of bibliographic research and part of the author's previous experience with collage workshops, where she verified part of what she presents in the text.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Arte moderna, Criação (Literária, artística, etc.)

Citação

SAMPAIO, Victoria Correa. Diálogos entre colagem e arte moderna: uma proposta de intervenção para os anos finais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0