Diálogos entre colagem e arte moderna: uma proposta de intervenção para os anos finais do ensino fundamental
Carregando...
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta a colagem, em específico a manual, como mediadora e facilitadora da apreensão de conteúdos artísticos, sociais, culturais e políticos da historia da arte moderna, de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem em artes de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A abordagem triangular é utilizada, com ênfase na leitura de imagens e na construção de um processo criativo formalizado em uma sequência didática. O trabalho usa a metodologia de pesquisa bibliográfica e parte da experiência prévia da autora com oficinas de colagem, onde verificou parte do que apresenta no texto.
Abstract
This work presents the collage, in particular the manual, as a mediator and facilitator of the apprehension of artistic, social, cultural and political contents from the history of modern art, in order to improve the teaching and learning process in the arts of students in the final years of the elementary School. The triangular approach is used, with an emphasis on reading images and building a creative process formalized in a didactic sequence. The work uses the methodology of bibliographic research and part of the author's previous experience with collage workshops, where she verified part of what she presents in the text.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Arte moderna, Criação (Literária, artística, etc.)
Citação
SAMPAIO, Victoria Correa. Diálogos entre colagem e arte moderna: uma proposta de intervenção para os anos finais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




