Que bom te ver viva: cinema e gênero na sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre a utilização da pedagogia cultural em sala de aula como alternativa para a construção de um processo de ensinoaprendizagem que coloque o aluno como agente do conhecimento, visando romper com a perspectiva tradicional da educação. Para isso, a proposta é a de trabalhar com cinema e o conceito de gênero dentro da temática da Ditadura Militar através do filme Que bom te ver viva, lançado em 1989 e dirigido por Lúcia Murat.

Abstract

This study aims to reflect on the use of cultural pedagogy in the classroom as an alternative for building a teaching and learning process that positions the student as an active agent in the construction of knowledge, seeking to break away from traditional educational models. To this end, the proposal involves working with cinema and the concept of gender within the context of the Military Dictatorship, through the film Que bom te ver viva (How Nice to See You Alive), released in 1989 and directed by Lúcia Murat.

Descrição

Palavras-chave

História – Estudo e ensino, Cinema na educação, Ditadura, Representação social, Práticas pedagógicas

Citação

SOUZA, Letícia Barbosa. Que bom te ver viva: Cinema e gênero na sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0