Ensino médio integrado : um relatório técnico sobre cursos do CEFET/RJ
Carregando...
Arquivos
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este Relatório Técnico corresponde ao Produto Educacional confeccionado no âmbito do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Pedro II, cursado entre os anos de 2021 e 2023. É parte integrante da dissertação intitulada O ACESSO AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA e TECNOLÓGICA. Ao abordar aspectos conceituais, político-pedagógicos e legais do Ensino Médio Integrado, formação escolar incluída na totalidade da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, este material pretende servir de orientação aos docentes e técnico-administrativos em educação do CEFET/RJ envolvidos com o desenvolvimento desses cursos, especialmente com a elaboração, a atualização e a revisão dos projetos pedagógicos, no contexto das recentes alterações na legislação educacional e reformulações das diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica. A um só tempo, propõe-se a problematizar o processo de seleção estudantil para o acesso a tais cursos, historicamente baseado no modelo de verificação do desempenho escolar em exames de admissão, assinalado pela ideologia da meritocracia. Defende-se que a real democratização da escola pública federal deve compreender a sua popularização em meio às diversidades que nos condicionam como sociedade; nesse sentido, implica ampliar as condições de acessá-la. Entende-se, ainda, que a habilitação profissional conferida pelos cursos de Ensino Médio Integrado de instituições de educação pública é tanto um direito quanto uma necessidade dos diferentes grupos sociais que vivem do seu próprio trabalho, neste país. O Produto Educacional está organizado em quatro seções: a primeira aborda o referencial teórico e político-pedagógico de autoria de pesquisadores do campo educacional brasileiro que militam em defesa do Ensino Médio Integrado, sob inspiração do conceitos marxistas de politecnia e omnilateralidade; a segunda apresenta o atual estado da arte desses cursos no âmbito do CEFET/RJ, instituição da Rede Federal que foi locus da pesquisa; a terceira traz apontamentos fundamentais para a escrita de projetos pedagógicos de cursos de Ensino Médio Integrado, com indicação dos principais dispositivos legais e atos normativos que regulam seu funcionamento, no atual contexto histórico; a quarta, finalmente, contém reflexões acerca das implicações da Lei Federal n° 13.415/2017 sobre os cursos de Ensino Médio Integrado, em geral, e no âmbito do CEFET/RJ. Os autores esperam que as referências utilizadas na elaboração do material sirvam como leituras adicionais aos interessados no tema, tanto para fomentar o debate e construir novos olhares sobre os projetos pedagógicos dos cursos de Ensino Médio Integrado da Rede Federal, quanto para defender o acesso a essa formação como um direito à Educação Básica de escolaridade obrigatória.
Descrição
43 p.
Bibliografia: p. 40-43
Bibliografia: p. 40-43
Palavras-chave
Ensino médio integrado, Acesso à educação, Direito à educação - Brasil, Lutas de classes, Meritocracia, Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Brasil), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Citação
ARAUJO, Ana Letícia Couto; BRITO, Leonardo Leonidas de. Ensino médio integrado: um relatório técnico sobre cursos do CEFET/RJ. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2023.